Chrome passa Firefox na corrida dos browsers, diz StatCounter

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 5 dias

A discussão de qual é o melhor navegador é uma daquelas que tem fortes opiniões de todos os lados. Há quem prefira o Firefox, tem quem gosta do Chrome e existem pessoas que curtem o Safari, o Seamonkey, o Opera e até o IE. Mas indiferente a isso, o Internet Explorer continua dominando a web (já que o Windows vem com ele instalado por padrão), o que acaba fazendo com que o segundo lugar seja bem almejado. E de acordo com o StatCounter, ele acaba de mudar de dono.

Até o mês passado o Firefox reinava soberano no segundo lugar em termos de participação de mercado no mundo. Mas pela primeira vez o Chrome tomou esse lugar, angariando mais usuários do que o navegador da Mozilla. Os dados são da empresa StatCounter e vão divergir dos dados de outras empresas similares, como a NetApplications, por usarem métodos diferentes.

Mas sem mais delongas, vamos aos números: em novembro o Chrome foi usado por 25,69% das pessoas conectadas (contra 25% do mês anterior) e o Firefox teve 25,23% de participação (contra 26,39% de outubro). Os demais suspeitos não mudaram de posição. O Internet Explorer continua no topo com 40,63% e o Safari e o Opera continua em quarto e quinto lugar, com respectivamente 5,92% e 1,82% de participação mundial.

Aqui no Brasil, o Chrome já é mais usado que o Firefox desde maio desse ano, também de acordo com o StatCounter. Esse mês ele se tornou o navegador mais usado no Brasil, ultrapassando o Internet Explorer (que agora tem 34,43% de participação) e conseguindo 39,81%. E não parece que esse cenário vai mudar em breve.

A partir daí podemos fazer toda a sorte de especulações: será que ele vai se manter assim para sempre por causa da dominância da Microsoft e o Internet Explorer ou o Chrome vai disparar e alcançar até o primeiro lugar? Ou ainda, veremos um equilíbrio no futuro com a Mozilla, o Google e a Microsoft disputando o primeiro lugar? Façam suas apostas…

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados