Como uma das empresas que mais lucra com a web, o Google tem bastante dinheiro sobrando. Só no último resultado de ano fiscal, divulgado na metade de outubro, a conhecida empresa de Mountain View declarou ter 42,6 bilhões de dólares em caixa para eventuais emergências. Mas ao mesmo tempo que os lucros chegam, esse montante vai sendo usado para uma atividade que sempre foi seu esporte favorito: comprar empresas.
Quem disse isso foi Eric Schmidt, presidente executivo do Google. Durante uma apresentação no evento Le Web, na França, Schmidt casualmente revelou que o Google compra atualmente uma empresa por semana. Isso bate com os números do ano fiscal do Google, que acusam 57 empresas compradas até agora. Isso dá uma média de 1,2 empresa por semana, se a matemática da coisa for muito importante para você. No total foram gastos 1,4 bilhões de dólares nessas compras, embora algumas não tenham sido reveladas.
Obviamente essa última cifra não inclui os 12,5 bilhões de dólares que a empresa pretende pagar pela compra da Motorola assim que o acordo for autorizado pelos órgãos cabíveis. Mas ainda assim, é um número de assustar. Seja por qual motivo for que essas compras aconteçam, se é de um serviço genial ou apenas para absorver bons desenvolvedores dessas empresas, o Google mostra que a temporada de caça de companhias para eles nunca encerra.
Com informações: TechCrunch. Dica do Caio (@caiofad) no Twitter.