Ainda falando no evento para educação que aconteceu hoje de manhã em Nova Iorque. Não bastasse lançar uma nova plataforma para publicar livros digitais didáticos, a Apple também aposta em cursos livros das melhores universidades do planeta. Tanto que o iTunes U, existente no iOS faz tempo, ganhou um aplicativo especialmente para essa finalidade.

iTunes U no iPad ou no iPhone

Por meio do iTunes U, o app, os usuários podem se inscrever para receber materiais sobre cursos benquistos na meritocracia educacional mundial. A lista de universidades apoiadoras do aplicativo, com conteúdo nele desde o primeiro momento, é longa e inclui Stanford, Cambridge e Oxford.

Eu já acompanhei alguns cursos livres disponibilizados pelo iTunes. Eles apareciam dentro do aplicativo de música e vinham com os arquivos de áudio das gravações das aulas. Um de filosofia, não lembro qual universidade o oferecia, foi-me muito esclarecedor no primeiro ano de faculdade. Com o iTunes U, o app, a Apple eleva o nível dos cursos ao fornecer não só áudio, mas também vídeo e transcrições das aulas para rápida consulta.

E se existe o iCloud, por que não usá-lo para sincronizar as anotações dos estudantes donos de iPads, iPhones e iPods Touch? Essencialmente foi isso o que a Apple fez. Ao ingressar num curso, o iTunes baixa os conteúdos automagicamente para todos os dispositivos. Ao confirmar numa janela, o usuário também ativa a sincronização das notas.

Outro recurso do iOS que a Apple parece tirar bom proveito são as Push Notifications, notificações que aparecem na tela do aparelho imediatamente assim que um novo conteúdo para o curso é publicado. Assim dá para se manter sempre atualizado sobre aulas novas acrescidas ao programa, entre outras coisas.

iTunes U: com elementos na interface que não seguem o Padrão Apple de Qualidade

O iTunes U é muito, muito útil. Infelizmente é preciso saber inglês para desfrutar a maioria dos cursos aprovados pela empresa da maçã. Nisso já se reduz bastante a quantidade de pessoas que tirariam proveito do recurso. Ainda assim, as mudanças apresentadas hoje são bem-vindas. Foram mais de 700 milhões de downloads em conteúdos do iTunes U até agora, de acordo com a Apple.

Os professores interessados no iTunes U devem usar o “Course Manager“, gerenciador de curso acessível do navegador. Mais prático, impossível, com exceção de que é preciso ter o Safari instalado na máquina (pelo menos é a mensagem que eu recebi ao acessar a página).

Atualização às 15h50

Além dos aplicativos citados no texto, a Apple também liberou atualização para o iTunes (versão 10.5.3). Download aqui.

Leia | Posso usar o Duolingo offline?

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.