A resposta não poderia vir em melhor hora. A um dia de possivelmente anunciar corte no número de funcionários (dizem os rumores; nada oficial), o Yahoo recebeu nessa terça-feira um ofício do Facebook respondendo as acusações de que utiliza patentes sem a devida autorização. E mais: a rede social ataca de volta dizendo que o portal de internet também tem produtos com patentes de outrem.
De acordo com a Wired.com, a resposta do Facebook chega em forma de uma nova ação. Em direito processual isso se chama “reconvenção” e, na prática, faz do réu anterior o autor da nova ação (sem entrar em detalhes sobre o assunto jurídico, naturalmente). A rede social diz que o Yahoo infringe suas patentes nas áreas de tagueamento de fotos, geração de manchetes em feeds, busca e publicidade na rede.
“Nós dissemos que nós defenderíamos vigorosamente contra a ação do Yahoo. Hoje nós registramos a nossa resposta bem como um pedido de reconvenção contra o Yahoo por infringir dez patentes do Facebook.” — Disse Ted Ullyot, conselheiro-geral do Facebook.
O Yahoo e o Facebook já tiveram uma relação muito mais intensa, com direito ao portal de internet integrando seus serviços à rede social. Nos últimos tempos parece que o casamento azedou, chegando finalmente a essa briga judicial que promete se arrastar na justiça americana ainda por algumas semanas.
No momento é necessário esperar que o Yahoo dê sua resposta para que o processo continue. E nós acompanhamos aqui, de camarote, a mais uma briga envolvendo empresas de tecnologia. Conforme o Rafael Silva, editor do TB, sugeriu no mês passado: prepare sua pipoca porque o show está só começando!
Com informações: Wired.com Epicenter