Google I/O: veja todas as novidades que o Google apresentou hoje

Confira recursos novos no Google Fotos, Assistente, News, Maps, Gmail, Android P e outros produtos do Google

Jean Prado
Por
• Atualizado há 10 meses

Aconteceu nesta terça-feira o Google I/O, conferência anual para desenvolvedores do Google. A empresa apresentou diversas novidades para os seus produtos, como o Google Fotos, Assitant, News, Maps, Gmail, Android P e outros.

Como esperado, o principal assunto na conferência foi o uso de inteligência artificial em diferentes apps e recursos do Google — agora o Assistente sabe até fazer ligações! Confira as novidades mais importantes:

Resumo do Google I/O para preguiçosos

Tem pouco tempo? Tudo bem, aqui vai um resumão para você ler em 1 minuto:

  • Google Fotos: agora sabe escanear documentos, faz sugestões de edição e é capaz de colorir uma foto em preto-e-branco;
  • Gmail: recurso Smart Compose sugere formas de completar o que você está escrevendo. Basta digitar “Meu endereço é” que o Google escreve seus dados;
  • Google Assistente: entende dois comandos ao mesmo tempo, faz ligações por você e ganhou seis novas vozes diferentes;
  • Google News: agrupa a cobertura jornalística de um tema em específico e pode resumir as notícias para você;
  • Google Maps: ganhou modo de realidade aumentada e sugere lugares para você visitar;
  • Android P: agora tem gestos, painel para usar menos o smartphone e recursos de inteligência artificial;
  • Google Lens: agora pode ser usado diretamente no app de câmera de dez Androids.

Google Fotos mais inteligente ainda

O Google Fotos ficou ainda mais inteligente: o aplicativo é capaz de fazer sugestões de edição, como remover as cores do plano de fundo; ou, pasmem, colorir uma foto em preto-e-branco (!). Além disso, agora ele sabe escanear documentos e sugere compartilhar fotos de seus amigos com eles. Veja mais informações no post completo.

Gmail Smart Compose sugere frases automaticamente

Agora, o Gmail poderá sugerir o texto de um e-mail enquanto você escreve. É com o Smart Reply, mas funciona com frases: se você digitar “Não vejo você”, ele sugere terminar com “há algum tempo”. E se você começar a frase “Meu endereço é”, o Google vai autocompletar isso com seus dados cadastrados. Veja mais informações no post completo.

Google Assistente agora sabe fazer ligações

Aqui, o que me deixou mais boquiaberto: você pode pedir para o Google Assistente agendar um corte de cabelo ou fazer uma reserva em um restaurante, por exemplo. O diálogo é incrível e assustador ao mesmo tempo: o Assistente até fala “aham” e parece entender muitas nuances de uma conversa. Veja o diálogo inteiro no post completo.

Além disso, o assistente é capaz de interpretar mais de um comando ao mesmo tempo e tem seis novas vozes, incluindo a do cantor e compositor John Legend. Para quem usa Google Home, será possível mapear uma voz específica para cada usuário.

Google Maps em realidade aumentada

Foto: The Verge.

Para ajudar na navegação ponta-a-ponta em algumas ruas da cidade, o Google Maps ganhou um modo de realidade aumentada, capaz de usar a câmera do seu celular e os dados do Street View para apontar as direções até o seu destino.

O Google também mostrou uma nova seção “For You” no Maps, que é capaz de recomendar lugares que você pode gostar perto da sua localização. Ele leva em conta suas avaliações anteriores e o tipo de comida que você gosta.

Google News resume notícias para você

Até a próxima semana, o Google vai relançar o app do News, sua plataforma de distribuição de notícias, para Android, iPhone e web. Dividido em quatro seções (For You, Headlines, Favorites e Newsstand), ele é capaz de recomendar notícias para você, mostrar um resumo da cobertura de um tema em específico, apresentar artigos de opinião e checagens de fatos relacionadas e permite assinar jornais direto do aplicativo. Veja mais informações no post completo.

Android P ganha gestos e recursos de inteligência artificial

O Android P, ainda em beta, recebeu mais novidades. Uma delas é o controle da multitarefa a partir de gestos (como no iPhone X); não há mais um botão multitarefa. Basta deslizar a barra inferior para cima para abrir o menu multitarefa.

No evento, o Google também deu destaque para algo chamado bem-estar digital, ou seja, impedir que o smartphone atrapalhe a sua vida. O Dashboard vai mostrar quanto tempo você passa em cada app, quantas notificações recebeu, e quantas vezes desbloqueou a tela. Por exemplo, será possível saber quanto tempo você assistiu YouTube, não só no celular como também no desktop.

Assim como no Google Fotos e Gmail, o Android P está ganhando recursos de inteligência artificial. Um deles é o Adaptive Battery, que limita o uso da bateria por apps que você usa pouco. Isso levou a uma redução de 30% no número de vezes em que o processador sai do modo standby.

Outro, o Adaptive Brightness, detecta suas preferências de brilho da tela, e leva isso em consideração ao fazer ajustes automáticos, em vez de depender apenas do sensor de luz ambiente. Por fim, a lista de aplicativos instalados vai sugerir, no topo, os cinco apps mais relevantes para você e ações para realizar dentro de um aplicativo. Por exemplo, se você conectar seus fones de ouvido, aparecerá a sugestão de abrir o Spotify e ouvir a faixa mais recente.

O beta apresentado hoje do Android P estará disponível para os smartphones Pixel, além de dispositivos como o Essential Phone, Sony Xperia XZ2, Nokia 7 plus e Xiaomi Mi Mix 2S. Veja mais informações no post completo.

Google Lens diretamente no app de câmera

O Google Lens, recurso para reconhecer objetos em fotos e no visor da câmera, agora poderá ser usado diretamente no app de câmera de dez Androids, como o Google Pixel 2 e o LG G7 ThinQ.

Além de ajudar no reconhecimento desses objetos, o Lens consegue interagir com eles. Se você apontar a câmera para um manequim, por exemplo, ele é capaz de mostrar o link para comprar uma determinada peça de roupa; se você apontar para um livro, ele lê o conteúdo e permite selecionar o texto.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados