Nintendo Switch: preço, data de lançamento e os primeiros jogos
A Nintendo liberou hoje mais detalhes sobre o seu inusitado novo console
A Nintendo liberou hoje mais detalhes sobre o seu inusitado novo console
O Nintendo Switch foi anunciado em outubro do ano passado, mas somente hoje (13) é que mais detalhes sobre o novo console foram liberados. Um deles é a data de lançamento: 3 de março. Outros incluem confirmações sobre os primeiros jogos e os acessórios que estarão disponíveis.
Tal como os rumores já diziam, o Nintendo Switch terá 32 GB para armazenamento interno de dados, com parte desse espaço já vindo ocupado pelo próprio sistema. Será possível expandir a capacidade de armazenamento via microSD (do tipo SDXC), de qualquer forma.
Já a tela terá mesmo 6,2 polegadas de tamanho, será sensível a toques e contará com resolução de 1280×720 pixels. Na TV, porém, o console poderá rodar jogos em full HD.
A bateria é que pode desapontar. A Nintendo não revelou a capacidade, mas estima que a autonomia do componente ficará entre duas e seis horas, de acordo com o jogo. Com The Legend of Zelda: Breath of the Wild — um dos títulos já confirmados —, a bateria deverá durar cerca de três horas, prevê a companhia. A recarga será feita via conexão USB-C.
Já o dock terá portas USB 2.0 e 3.0 (com conector USB-A, ou seja, o tradicional), além de HDMI para conexão com a TV. Também haverá compatibilidade com Wi-Fi (802.11ac), é claro — será possível inclusive conectar até oito consoles em rede para jogatinas multiplayer.
Detalhes a respeito dos Joy-Con — aqueles pequenos joypads que podem ser conectados às laterais do console — também foram revelados. A Nintendo confirmou, por exemplo, que o acessório terá motor de vibração, acelerômetro, botão de captura (no Joy-Con esquerdo), câmera com sensor infravermelho (Joy-Con direito), LEDs, entre outros recursos.
Vale dizer ainda que cada Joy-Con contará com uma bateria recarregável e que será possível adquirir unidades adicionais do acessório (com opções em azul e vermelho). A ideia da Nintendo é permitir que os Joy-Con sejam usados de modos variados, tal como é possível fazer com o Wiimote.
E os jogos? A Nintendo afirma que mais de 50 empresas trabalham em jogos para o Switch — cerca de 80 títulos estão em desenvolvimento. Mas eles não serão lançados ao mesmo tempo.
The Legend of Zelda: Breath of the Wild estará disponível junto com o lançamento do console, assim como 1-2 Switch, título para ser jogado com a família ou em festas, por exemplo (algo na pegada de Wii Sports), e que aproveitará todos os recursos dos Joy-Con.
Quem esperava ter um título de Mario junto com o lançamento do Nintendo Switch vai ter que ser paciente: Super Mario Odyssey, game em que Mario explora várias cidades do “mundo real”, como Nova York, só chegará no final do ano.
Entre os outros títulos já confirmados e que serão lançados no decorrer de 2017 estão:
Convém ressaltar que o Nintendo Switch terá, obviamente, uma plataforma online. Ela será paga. O preço da mensalidade ainda não foi informado, mas já sabemos que entre os recursos disponíveis estarão jogos clássicos de plataformas como Super Nintendo, além de conteúdo exclusivo para consumo online.
Por outro lado, a Nintendo não confirmou se haverá algum tipo de retrocompatibilidade com games dos consoles anteriores ao Switch (Wii U e 3DS). Sabe-se que não haverá compatibilidade com as mídias físicas desses consoles, mas ainda há expectativas sobre a disponibilização de títulos via download.
Outro detalhe: o presidente da Nintendo Tatsumi Kimishima afirmou que o console e os jogos não terão bloqueio regional (boa!).
Eis um recurso inesperado que a Nintendo apresentou: um sistema de controle parental. O Nintendo Switch Parental Controls é um app móvel que permitirá aos pais controlarem o tempo em que os filhos ficam diante do videogame, decidirem em quais horários eles podem jogar e assim por diante.
O vídeo abaixo dá uma ideia de como a ferramenta irá funcionar:
O Nintendo Switch será lançado em 3 de março em mercados como Canadá, Estados Unidos e Japão, além de alguns países da Europa. Nos Estados Unidos, o preço oficial será de US$ 299,99.
Esse valor inclui o console, o Swith Dock, um conjunto de Joy-Con, um Joy-Con Grip (transforma os Joy-Con em um joystick convencional), um par de Joy-Con Straps (cordinhas para prender os Joy-Con nos pulsos), um cabo HDMI e uma fonte de alimentação.
Os preços dos acessórios adicionais também foram informados:
Como você já deve saber, não há previsão de lançamento oficial do Nintendo Switch no Brasil.
Atualizado em 14/01/2017 às 12:15