O Brasil vem batendo uma sequência de recordes nacionais e internacionais, graças a casas bahia queda de preço dos computadores, por sua vez, impulsionada pelos programas de inclusão digital do governo, e a concorrência dos fabricantes.
Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE//NetRatings, 41.565 milhões de pessoas com 16 anos ou mais, declararam ter acesso à web de alguma forma -seja de casa, do trabalho, da escola, cyber-café, etc- no primeiro trimestre de 2008.
Declarar ‘ter acesso à rede’, talvez seja um pouco amplo, já que isto inclui por exemplo, pessoas que acessam a internet exporadicamente da casa de amigos/familiares. De qualquer forma, o número de pessoas que acessam a internet da própria casa também aumentou, chegando pela primeira vez aos 35,5 milhões de usuários.
O número de usuários ativos também bateu um recorde, chegando a 23,1 milhões de pessoas no mês de maio. No mesmo mês, 18,5 milhões de pessoas navegaram em sites de redes sociais. Bastante gente não?
Se adicionarmos fotologs, videologs e mensageiros instantâneos na conta, o número pode chegar a 20,6 milhões de brasileiros, o que é 90% do número de usuários ativos na internet mensalmente.
Já que a primeira conta não incluía MSN e Fotolog, podemos dizer que a maior parte desses 18,5 milhões de interneteiros, provavelmente acessaram o Orkut. Mas isto não deve ser surpresa para ninguém, não é mesmo?
O Brasil continua a ser o país onde se gasta mais tempo conectado, em todo o mundo. Aliás, ele se mantêm nesta posição desde 2005, quando a alcançamos pela primeira vez.
A média de tempo online de cada brasileiro no mês de Maio, foi de 23 horas e 48 minutos, 1 hora e 1 minuto a mais do que a média de Abril. Em dois dias, eu passo mais tempo conectado do que isso, o que indica que eu sou um heavy user de internet – pois é, outra coisa que ninguém sabia.
Japão (21h34min), França (20h23min), Estados Unidos (19h46min) e Austrália (18h00min), completam respectivamente a lista dos 5 países com a maior média de tempo online por usuário.
Só me entristece saber, que enquanto a maioria dos japorongas (ou grande parte deles) usam este tempo fazendo algo de útil, aqui no Brasil a coisa é bem diferente. Da mesma forma que muita gente comprou smartphone por causa do Twitter, o principal estímulo da grande massa nacional na hora de adquirir um computador, ainda é poder acessar o Orkut, ou bater papo do MSN.
Mais do que nunca, a prova de que a ferramenta não é nada nas mãos de quem não sabe usar.