Hotmail, o melhor aplicativo web de 2011?

Thássius Veloso
Por

Eu coloco o assunto em forma de pergunta, mas os colegas da revista “PC Magazine” já decidiram: o Hotmail recebeu medalha de ouro como melhor serviço baseado na web deste ano que se encerra em mais um par de dias. Os jornalistas da publicação colocaram o Google Docs em segundo lugar, com nota 4 (de 5), enquanto o webmail da Microsoft aparece com nota 4,5 (também de 5, obviamente).

Eles escreveram o seguinte ao defender a chegada do Hotmail como número um em serviços web:

“O pessoal da Microsoft tem levado a sério as atualizações de seu serviço de webmail líder-em-participação-mundial, adicionando ferramentas sem igual para organização e para limpeza de caixas de entrada e visualização de conteúdo ativo. […] O novo Hotmail vence o Gmail ao oferecer prévia de mensagens, uma melhor implementação da visualização por conversação, melhores ferramentas para manter a ordem na sua caixa de entrada e remover “mensagens cinzentas”, ou mensagens que não são spam mas também não são prioridade.”

De fato, a Microsoft tem trazido o Hotmail para um novo patamar. Ele deixou de ser aquela coisa antiquada de outrora para se tornar uma opção de serviço de email entre os geeks. Ainda assim, penso eu que o Gmail continua sendo uma ferramenta impecável, com filtro de spam poderoso. Parece até que os jornalistas da “PC Magazine” esqueceram da Caixa Prioritária, que classifica as mensagens não-spam como prioritárias ou não. Foi apresentada no ano passado, mas até hoje recebe melhorias. E o recente redesign do Gmail tornou a visualização de mensagens em modo de conversação mais eficiente.

Agora numa coisa eles têm razão: a visualização de conteúdo ativo no Hotmail é bem bacana. A mensagem pode ser manipulada com algumas formas de interação que o email convencional não permite. Só que depende de parceria da MS com as empresas de web, a fim de fazer algo realmente integrado.

YouTube video

(Vídeo do YouTube)

Cada serviço de email tem seus prós e seus contras. Em vez de defender um ou outro, eu deixo a pergunta para você: o Hotmail é o aplicativo web de 2011 na sua opinião?

Relacionados

Relacionados