Apple: linguagem de programação Swift será open source

Emerson Alecrim
Por

Iniciada nesta segunda-feira (8), a conferência WWDC 2015 revelou atualizações dos sistemas operacionais da Apple e um serviço de música. No meio de lançamentos tão importantes, um anúncio rápido arrancou aplausos da plateia: a linguagem de programação Swift ganhará nova versão e se tornará open source.

Swift - WWDC 2015

A linguagem foi revelada na edição passada da WWDC para, tanto quanto possível, substituir o Objective C no desenvolvimento de apps nas plataformas da Apple. De lá para cá, melhorias e recursos vêm sendo implementados. O resultado de todos esses esforços culminará no lançamento da nova versão.

O plano da Apple é expandir o uso da linguagem. A disponibilização do Swift 2 como open source deve ajudar nessa missão – o desenvolvedor poderá olhar as “entranhas” da linguagem e aperfeiçoar aquilo que lhe convir. A decisão também pode ajudar a companhia a resolver algumas das deficiências encontradas na primeira versão, especialmente em relação ao desempenho.

Novas instruções, ferramentas adicionais para debug, maior integração com o Objective C, menor tempo de compilação e suporte ao uso de Markdown em comentários no código estão entre os demais recursos esperados para o Swift 2.

Segundo a Apple, a linguagem deverá ser disponibilizada com código aberto até o final do ano. Para quem não quiser aguardar até lá, será possível conferir as principais novidades na versão beta do Swift 2 para iOS 9 a ser lançada em julho.

Swift - Mac

Além das plataformas da Apple, haverá bibliotecas e ferramentas para desenvolvimento em Swift 2 compatíveis com Linux.

Outros detalhes sobre o assunto deverão surgir ao longo da semana (a WWDC 2015 só termina na sexta-feira). Dá para saber mais no site oficial da linguagem.

Com informações: TechCrunch

Relacionados

Relacionados