Intel anuncia os primeiros Core de 8ª geração (e eles não são o Coffee Lake)

Kaby Lake Refresh leva processadores quad-core para mais notebooks

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

A linha de processadores da Intel acaba de ficar um pouquinho mais complicada nesta segunda-feira (21): a empresa anunciou os primeiros chips Core de oitava geração. Eles deveriam se chamar Coffee Lake, mas são apenas atualizações do Kaby Lake e, por enquanto, consistem basicamente de processadores quad-core de 14 nanômetros para notebooks.

Quatro modelos compõem a primeira leva, sendo dois Core i5 e dois Core i7, todos da família U, com TDP de 15 watts, quatro núcleos e oito threads (yay!). São eles:

  • Core i5–8250U: 1,6 GHz (máximo de 3,4 GHz), 6 MB de cache L3, GPU Intel UHD 620 de até 1.100 MHz;
  • Core i5–8350U: 1,7 GHz (máximo de 3,6 GHz), 6 MB de cache L3, GPU Intel UHD 620 de até 1.100 MHz;
  • Core i7–8550U: 1,8 GHz (máximo de 4,0 GHz), 8 MB de cache L3, GPU Intel UHD 620 de até 1.150 MHz;
  • Core i7–8650U: 1,9 GHz (máximo de 4,2 GHz), 8 MB de cache L3, GPU Intel UHD 620 de até 1.150 MHz;

Logo de cara, chama a atenção o fato dos quatro chips serem quad-core. Até então, a Intel reservava processadores de notebooks com quatro núcleos para a família H (entenda a sopa de letrinhas). Todos estão substituindo modelos dual-core na mesma faixa de preço, então não é surpresa que a Intel esteja divulgando um aumento de 40% de desempenho em relação à geração anterior.

Para manter o consumo de energia sob controle com os núcleos adicionais, a frequência base está menor (o Core i7–7660U, que foi substituído pelo Core i7–8650U, começava em 2,5 GHz, por exemplo). Outra alteração está na nomenclatura da GPU: ela se chamava Intel HD Graphics 620; agora é Intel UHD Graphics 620 para ressaltar a reprodução de vídeo em 4K (mas a arquitetura é a mesma).

Intel unveils the 8th Gen Intel Core processor family and launches the first of the family on Monday, Aug. 21, 2017. The 8th Gen Intel Core processors are designed for what’s next and deliver up to 40% gen over gen performance boost. (Credit: Intel Corporation)

Todo mundo estava aguardando o lançamento dos Coffee Lake. Talvez você tenha lido esse nome em alguns lugares, inclusive. Mas os chips apresentados aqui não são Coffee Lake. Como reforça o AnandTech: “A Intel apenas mencionou o Coffee Lake no contexto de que o lançamento de hoje não é o Coffee Lake”. Os quatro processadores “ainda são CPUs Kaby Lake na mesma tecnologia 14+, com pequenas atualizações e trazendo quad-core para os 15 watts”.

Na verdade, a oitava geração de processadores Core possui três nomes: Kaby Lake Refresh (que são os quatro chips de notebooks neste artigo), Coffee Lake (ainda em 14 nanômetros, com melhorias de verdade na microarquitetura) e Cannon Lake (com processo de 10 nanômetros). A Intel já abandonou a estratégia tick-tock, mas eu não esperava que isso fosse ficar tão complexo.

Os processadores Kaby Lake Refresh serão lançados em notebooks a partir de setembro. A Intel vai apresentar as versões para desktops até o final do ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados