Botões da Central de Controle no iOS 11 não desativam Bluetooth e Wi-Fi

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

O iOS 11 ganhou uma nova Central de Controle com widgets personalizáveis que você pode organizar de diferentes formas, incluindo acesso direto ao alarme, ao modo de economia de energia, e a opções de conectividade.

No entanto, o pesquisador de segurança Andrea Barisani descobriu que os botões para desativar Bluetooth e Wi-Fi não desligam as respectivas antenas — eles só desconectam você de outros dispositivos ou redes.

Em um documento de suporte, a Apple explica que “o Wi-Fi e o Bluetooth permanecerão disponíveis, portanto você pode usar os seguintes recursos importantes: AirDrop, AirPlay, Apple Pencil, Apple Watch, recursos de Continuidade como Handoff e Instant Hotspot, e serviços de localização”.

Para desativá-los completamente, é preciso ir em Ajustes e selecionar a opção correspondente. Barisani diz ao Motherboard que é uma “boa prática” se desconectar do Bluetooth e do Wi-Fi caso você esteja preocupado com possíveis ataques.

Recentemente, foi descoberto o ataque Blueborne que funciona através de Bluetooth; a Apple disse que o iOS 10 e posterior são imunes a essa vulnerabilidade, mas pode haver outras ameaças que ainda não conhecemos.

Além disso, talvez você queira desligar o Wi-Fi e o Bluetooth para conservar a bateria, por exemplo. Neste caso, o jeito é realmente ir em Ajustes, em vez de usar a Central de Controle.

Com informações: Motherboard, The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados