Xiaomi Mi 9 Explorer Edition terá 12 GB de RAM e traseira transparente

Xiaomi deixa claro que Mi 9 Explorer Edition não revela componentes reais na traseira transparente

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xiaomi Mi 9 Explorer Edition

O Xiaomi Mi 9 será apresentado em breve, e a própria fabricante vem confirmando diversos detalhes sobre o aparelho. Um deles é a existência de um Mi 9 Explorer Edition com 12 GB de RAM, câmera de 48 megapixels e traseira transparente. Desta vez, a empresa deixa claro que o vidro não revela os componentes reais dentro do celular — trata-se de uma chapa decorativa de alumínio.

O CEO Lei Jun explica na rede social Weibo que o Mi 9 Explorer Edition tem uma traseira de vidro transparente e uma chapa ultrafina de alumínio com 0,3 mm de espessura. Nessa chapa, são entalhados os elementos decorativos, indicando a presença do processador Snapdragon 855 e da bobina para carregamento wireless.

A peça de alumínio serve para dissipação de calor, mas é praticamente algo cosmético: ela não indica a posição real dos componentes internos. Há referências à MIUI, aos Mi Fãs e ao filme Alita: Anjo de Combate (Battle Angel).

Além disso, o Explorer Edition virá com um sensor principal de 48 megapixels e lente de 7 elementos com abertura f/1,47. O modelo padrão do Mi 9 também terá 48 megapixels, porém a lente virá com abertura f/1,75 e seis elementos.

Xiaomi Mi 9 Explorer Edition

Xiaomi e a polêmica do Mi 8 Explorer Edition

No ano passado, a Xiaomi se envolveu em uma polêmica ao lançar o Mi 8 Explorer Edition. Ele possui uma traseira de vidro transparente que parece exibir alguns componentes na parte superior, como o processador Snapdragon.

Só que a parte interna dos celulares não é desse jeito. Os chips ficam cobertos com dissipadores de calor e camadas de blindagem de RF (radiofrequência). A Xiaomi foi questionada pelo The Verge: isso não é na verdade um colante? A empresa disse: “as peças que você vê na metade superior da traseira fazem parte da placa-mãe de verdade”.

Enfim, descobriu-se que a peça é apenas decorativa. Ela não se conecta à placa-mãe e pode ser removida sem prejudicar o funcionamento do Mi 8 Explorer Edition. Desta vez, para o Mi 9, a Xiaomi está deixando isso claro.

O Xiaomi Mi 9 será anunciado oficialmente nesta quarta-feira (20), assim como o Samsung Galaxy S10 e Galaxy Fold.

Xiaomi Mi 9 Explorer Edition

Xiaomi Mi 9 Explorer Edition

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados