Microsoft barra atualização do Windows 10 em PCs com pendrive USB
Windows 10 bloqueia instalação do May 2019 Update em PCs com dispositivo USB externo ou cartão SD de memória
A Microsoft expandiu os testes da próxima versão do Windows 10, chamada May 2019 Update, para usuários do programa Insider e assinantes do MSDN. Você pode instalar a atualização no seu computador agora mesmo, desde que não tenha um pendrive USB ou um cartão de memória conectado ao PC — ou a instalação será barrada devido a um bug.
- Preciso “remover com segurança” pen drives de uma porta USB?
- Microsoft cancela projeto do Windows 10 que trazia abas ao Explorador de Arquivos
É um problema curioso: a Microsoft explica em um artigo de suporte que, se o usuário tentar instalar o May 2019 Update em um computador com um dispositivo USB externo ou cartão SD, surgirá o aviso “este PC não pode ser atualizado para o Windows 10”.
A mensagem de erro é genérica e não explica os motivos, dizendo apenas que “seu PC tem hardware que não está pronto para esta versão do Windows 10”. Mas a Microsoft explica o motivo: a atualização pode mudar a letra da unidade e causar problemas.
Por exemplo, um pendrive que aparece como G: pode ser reatribuído com uma letra de unidade diferente após a atualização, como H:. A Microsoft alerta que isso não está limitado a unidades removíveis, pois “discos rígidos internos também podem ser afetados”.
Para evitar isso, basta retirar o dispositivo USB e/ou o cartão de memória e reiniciar a instalação. A Microsoft diz que essa falha foi resolvida na build 18877, que será lançada em breve para usuários no programa Windows Insider.
Como nota o Ars Technica, é intrigante como esse bug só foi detectado em uma fase tão avançada de desenvolvimento. O May 2019 Update será lançado em algumas semanas, mas estava em testes desde o ano passado — e pendrives USB são bastante comuns.
Esta pode ser uma das limitações do programa Insider: os usuários recebem atualizações incrementais que geralmente funcionam sem problemas. As falhas começam a aparecer quando os PCs dão o salto diretamente a partir de versões antigas, como a 1803 (April 2018 Update) e 1809 (October 2018 Update).
É um dos motivos pelos quais a Microsoft está tomando cuidado redobrado com o May 2019 Update. A atualização permanecerá em testes por mais tempo no canal Release Preview do programa Insider, e não será instalada automaticamente na maioria dos PCs.