Microsoft barra atualização do Windows 10 em PCs com pendrive USB

Windows 10 bloqueia instalação do May 2019 Update em PCs com dispositivo USB externo ou cartão SD de memória

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Image by Rudy and Peter Skitterians from Pixabay

A Microsoft expandiu os testes da próxima versão do Windows 10, chamada May 2019 Update, para usuários do programa Insider e assinantes do MSDN. Você pode instalar a atualização no seu computador agora mesmo, desde que não tenha um pendrive USB ou um cartão de memória conectado ao PC — ou a instalação será barrada devido a um bug.

É um problema curioso: a Microsoft explica em um artigo de suporte que, se o usuário tentar instalar o May 2019 Update em um computador com um dispositivo USB externo ou cartão SD, surgirá o aviso “este PC não pode ser atualizado para o Windows 10”.

A mensagem de erro é genérica e não explica os motivos, dizendo apenas que “seu PC tem hardware que não está pronto para esta versão do Windows 10”. Mas a Microsoft explica o motivo: a atualização pode mudar a letra da unidade e causar problemas.

Por exemplo, um pendrive que aparece como G: pode ser reatribuído com uma letra de unidade diferente após a atualização, como H:. A Microsoft alerta que isso não está limitado a unidades removíveis, pois “discos rígidos internos também podem ser afetados”.

Para evitar isso, basta retirar o dispositivo USB e/ou o cartão de memória e reiniciar a instalação. A Microsoft diz que essa falha foi resolvida na build 18877, que será lançada em breve para usuários no programa Windows Insider.

Como nota o Ars Technica, é intrigante como esse bug só foi detectado em uma fase tão avançada de desenvolvimento. O May 2019 Update será lançado em algumas semanas, mas estava em testes desde o ano passado — e pendrives USB são bastante comuns.

Esta pode ser uma das limitações do programa Insider: os usuários recebem atualizações incrementais que geralmente funcionam sem problemas. As falhas começam a aparecer quando os PCs dão o salto diretamente a partir de versões antigas, como a 1803 (April 2018 Update) e 1809 (October 2018 Update).

É um dos motivos pelos quais a Microsoft está tomando cuidado redobrado com o May 2019 Update. A atualização permanecerá em testes por mais tempo no canal Release Preview do programa Insider, e não será instalada automaticamente na maioria dos PCs.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados