Você já pode baixar o Windows Terminal na Microsoft Store

Ainda em versão preview, Windows Terminal unifica Prompt de Comando, PowerShell e Windows Subsystem for Linux

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows Terminal

Na Build 2019, realizada em maio, a Microsoft prometeu lançar o Windows Terminal neste mês de junho. Promessa cumprida: apesar de ainda estar em versão preliminar, o software de linha de comandos já pode ser baixado na Microsoft Store. É de graça, claro.

O Windows Terminal tem a proposta de disponibilizar três terminais para linha de comando em uma ferramenta só: CMD (Prompt de Comando), PowerShell e Windows Subsystem for Linux (WSL). Este último torna o Windows 10 compatível com aplicações baseadas em Linux, como o próprio nome indica.

Além da abordagem multiterminal, o Windows Terminal traz uma série de funcionalidades que melhoram a experiência de uso, como suporte a teclas de atalho, a múltiplas abas e a temas personalizados — é possível estilizar fontes e mudar a imagem de fundo, por exemplo.

A Microsoft também destaca o amplo suporte ao Unicode (note que até emojis aparecem no vídeo promocional) e a renderização de texto auxiliada por GPU, seja ela dedicada ou integrada.

Mas é preciso ter em mente que a disponibilização do Windows Terminal na Microsoft Store é apenas uma facilidade — até então, o software estava disponível oficialmente apenas via GitHub.

Por ainda estar em versão preliminar, o Windows Terminal pode apresentar bugs e inconsistências de desempenho. Além disso, as opções de personalização ainda não estão completas, por isso, é necessário editar um arquivo JSON para deixar o software com o visual da sua preferência.

Windows Terminal personalizado

É uma limitação temporária, até porque atualizações do Windows Terminal serão liberadas progressivamente até a chegada da versão final. A Microsoft só não forneceu um data para isso, mas podemos esperar o lançamento para o fim do ano.

Vale dizer que o preview do Windows Terminal requer o Windows 10 com build 18362.0 ou superior.

Com informações: VentureBeat.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados