Google Fotos vai corrigir “bug” que dá espaço ilimitado para usuários de iPhone

Google Fotos guarda em qualidade original as fotos em formato HEIC, usado no Apple iPhone e no Samsung Galaxy S10

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone XR

Na semana passada, descobriu-se que o Google Fotos guarda em qualidade original as fotos em formato HEIC, utilizado por padrão no iPhone 7 e superior. Isso significa que donos de celulares da Apple têm uma vantagem que a maioria dos Android não pode desfrutar, nem mesmo o Pixel 4. O Google disse, no entanto, que vai corrigir esse “bug”.

“Estamos cientes desse bug e estamos trabalhando para corrigi-lo”, disse um porta-voz do Google ao Android Police. A empresa não esclareceu exatamente o que será feito no Google Fotos; imagino que os arquivos HEIC do iPhone serão convertidos para JPEG e então comprimidos.

O HEIC (High Efficiency Image Coding), também conhecido como HEIF (High Efficiency Image File Format), promete a mesma qualidade do formato JPEG com tamanhos menores de arquivo.

No entanto, como explicamos por aqui, fotos em HEIC nem sempre são menores que JPEG: o Google poderia economizar espaço nos servidores ao converter as imagens e reduzir sua intensidade de bits.

JPEG vs HEIC

Google Fotos não comprime fotos salvas em formato HEIC

O Google Fotos oferece armazenamento ilimitado e gratuito para fotos e vídeos em “alta qualidade”. Isso significa que o serviço comprime todos os arquivos, além de reduzir as dimensões de itens que ultrapassarem a resolução máxima — 16 megapixels para fotos e Full-HD para vídeos.

Enquanto isso, a opção “qualidade original” guarda os arquivos sem qualquer compressão. Nesse modo, fotos e vídeos consomem a cota de armazenamento na conta do Google, dividida entre Fotos, Drive e Gmail. Para ir além dos 15 GB gratuitos, é necessário pagar uma assinatura do Google One.

No entanto, fotos tiradas com o iPhone no formato HEIC não passam por compressão nos servidores do Google: elas são armazenadas sem modificações mesmo no modo “alta qualidade”. Ou seja, usuários de iPhone têm, na prática, espaço ilimitado e gratuito no Google Fotos em qualidade original.

O benefício vale para qualquer celular que tire fotos em formato HEIC, mas isso é raro entre dispositivos Android. O Samsung Galaxy S10, S10+ e S10e conseguem fazer isso após um ajuste nas configurações da câmera. O Pixel 4, do próprio Google, requer que você pague uma assinatura do Google One caso queira usar a opção “qualidade original” do Google Fotos.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados