Windows 7 e Server 2008 têm nova falha que impede ligar PC

Microsoft liberou atualização para Windows 7 e Windows Server 2008 que impede o computador de fazer boot; saiba resolver

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 7

O Windows 7 e Windows Server 2008 tinham um bug que substituía o papel de parede por um fundo preto em alguns PCs. A Microsoft liberou uma correção que, quando instalada, pode gerar outro problema: o computador não consegue mais fazer boot. O suporte gratuito aos dois sistemas acabou em janeiro.

Eis o que aconteceu: a Microsoft liberou uma correção (KB4539602) para a falha afetando o papel de parede em alguns PCs com Windows 7 e Server 2008. A imagem foi trocada por um fundo preto se o usuário configurou o wallpaper com a opção Estender.

A Microsoft avisa que, antes de instalar esse patch, é necessário ter dois pacotes que dão suporte a um recurso de segurança no Windows Update (assinatura de código em SHA-2). Eles foram lançados em março de 2019 e receberam atualizações desde então.

Em uma dessas atualizações, os pacotes passaram a incluir “arquivos do gerenciador de boot para evitar falhas de inicialização em versões x64 do Windows 7 SP1, Server 2008 R2 SP1 e Server 2008 SP2”, explica a Microsoft.

Os PCs que não possuem esses arquivos de boot não conseguem mais ser ligados após a instalação do KB4539602. O sistema exibirá uma mensagem de erro para o programa winload.exe, um dos responsáveis pela inicialização, dizendo que não pode verificar a assinatura digital desse arquivo.

Como corrigir falha de boot no Windows 7 e Server 2008

O KB4539602 é uma atualização opcional, sem correções críticas de segurança, então pode ser ignorada. Se você estiver com problema no papel de parede, existem outras formas de resolver isso.

Mas, se você já instalou essa atualização, existem duas alternativas. Ambas envolvem usar o modo de recuperação do Windows; este é o primeiro procedimento:

  • entre no modo de recuperação e localize a letra da unidade onde o Windows está instalado;
  • se ele estiver instalado no drive C, execute o seguinte comando (caso contrário, troque pela letra correspondente):

dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions

Caso isso não dê certo, você terá que recorrer a um backup ou a outro PC com o Windows 7 instalado. Faça o seguinte:

  • no backup ou em outro PC, vá até a pasta \Windows\System32 e copie os arquivos winload.efi e winload.exe;
  • entre no modo de recuperação no seu PC e cole os arquivos winload.efi e winload.exe na pasta \Windows\System32;
  • reinicie o computador.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados