DuckDuckGo divulga lista com milhares de rastreadores na web

Tracker Radar é mais um esforço do DuckDuckGo contra rastreadores

Bruno Gall De Blasi
Por

Privacidade na internet é coisa séria, e disso o DuckDuckGo entende muito bem. O buscador divulgou, nesta quinta-feira (5), o Tracker Radar, uma base de dados com milhares de rastreadores a fim de reduzir a coleta de dados de usuários na web. A lista está disponível publicamente no GitHub.

DuckDuckGo

A ação é mais um esforço do buscador em defesa da privacidade. Segundo o site especializado CNET, a lista conta com 5.326 domínios utilizados por 1.727 companhias e organizações mundo afora, e já está em uso tanto nos aplicativos e extensões do buscador, como o DuckDuckGo Privacy Browser e o DuckDuckGo Privacy Essentials, quanto no navegador Vivaldi.

O Tracker Radar é open source e opera sob a licença Creative Commons – CC BY-NC-SA 4.0, para ser mais específico. Conforme explica o buscador, ele pode ser utilizado principalmente para melhorar a eficiência de adblockers (bloqueadores de anúncios), criar novas bases de dados e até mesmo como fonte para pesquisas.

Os interessados podem conferir as informações técnicas sobre o Tracker Radar no blog oficial do buscador. Já o download da lista deve ser realizado pelo GitHub.

O DuckDuckGo é um motor de busca popularmente conhecido por focar na privacidade, já que não coleta dados de usuários. Só em 2019, navegadores e extensões do serviço foram baixados mais de 20 milhões de vezes, segundo o fundador Gabriel Weinberg.

Com informações: CNET, Engadget, 9to5Mac e DuckDuckGo

Relacionados

Relacionados