Google ajusta data centers para usarem mais energia solar e eólica

A ideia faz com que a carga de processamento seja movida para horários com mais vento ou luz solar

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
google data center

O Google divulgou nesta quarta-feira (22) que iniciou seu plano para que data centers aumentem o consumo de energia solar e eólica, diminuindo ainda mais a emissão de carbono na atmosfera. O controle da fonte de energia é feito com ajuda de uma plataforma computacional que roda dentro dos imensos prédios.

Se o seu computador gasta bastante energia para jogar Minecraft, imagine um data center do Google, que é um prédio que funciona como um servidor gigantesco e que garante que o vídeo de gatinho que você publicou no YouTube, seja visualizado por milhões de pessoas ao mesmo tempo e que estão espalhadas pelo planeta inteiro. É muita energia, que gera bastante poluição se a fonte dela for fóssil.

Desde 2007 o Google é uma empresa livre de carbono e desde 2017, fontes renováveis suprem a necessidade destes prédios, mas não o tempo todo. Agora o gigante das buscas conseguiu separar uma equipe para que criasse uma plataforma computacional que foque os esforços dos servidores (leia: gasto de energia) em momentos com mais vento ou luz solar, para que as turbinas eólicas e placas solares abasteçam a maior parte de sua necessidade energética.

A empresa diz que tarefas que não são urgentes, como criar um novo filtro para o Google Fotos, adicionar novas palavras ao Tradutor ou processar um vídeo do YouTube, são os maiores exemplos de carga de processamento que pode ser feita nestes horários. Também garante que serviços como pesquisas no buscador, rotas do Mapas e vídeos do YouTube (talvez as lives, neste caso) não sofrerão queda em desempenho. Melhor ainda: a novidade sequer exige um hardware novo.

Mais otimização no futuro do Google

O Google projeta que o próximo passo desta nova forma de uso inteligente de energia envolverá múltiplos data centers. A ideia é de enviar carga computacional para servidores que estão em locais onde o consumo de energia renovável está maior, diminuindo a emissão de poluentes e tudo isso acontecerá de forma automática.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados