iOS 14 expõe TikTok por acesso constante à área de transferência

Usuários do iOS 14 beta descobrem que TikTok acessa insistentemente o que usuário copia para a área de transferência no iPhone

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TikTok

A Apple trouxe diversos novos recursos de privacidade no iOS 14, e o sistema operacional móvel irá revelar quais aplicativos do iPhone acessam o conteúdo da área de transferência. A novidade acabou expondo o TikTok, e descobriu-se que o app acessava insistentemente o conteúdo copiado sem autorização ou intenção do usuário. Um alerta era exibido todas as vezes que algo era digitado nas caixas de comentários.

Quem já instalou o iOS 14 beta reclamou sobre o comportamento do aplicativo no Twitter:

TikTok diz que recurso faz parte de anti-spam

O TikTok esclarece ao The Telegraph que o acesso à área de transferência fazia parte de um recurso de anti-spam, projetado para identificar comportamentos repetitivos. Ele foi removido na versão mais atualizada da App Store para evitar confusão.

Existem outros aplicativos que acessam a área de transferência sem o comando do usuário. O Itaú, por exemplo, utiliza o recurso para buscar códigos de barras e facilitar o pagamento de boletos; já o Muambator cola automaticamente o número de rastreamento dos Correios.

Os recursos de privacidade do iOS 14 também irão expor outros tipos de conduta invasiva. Além da área de transferência, o sistema informa quais aplicativos usaram recentemente a câmera ou microfone. A marcação é exibida próximo do indicador de bateria, com indicador verde ou laranja. O uso dos serviços de localização já é exibido nas versões anteriores.

As 10 melhores novidades do iOS 14 em vídeo

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados