Telegram lança chamada de vídeo no Android e explica atraso no iOS

Função de chamada de vídeo do Telegram está sendo liberada para Android; atualização para iPhone teve atraso

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Telegram - chamada de vídeo

Depois de um período de testes, o Telegram anunciou, nesta sexta-feira (14) — mesma data em que comemora sete anos de existência —, a tão esperada função de chamada de vídeo. A novidade está sendo liberada para Android. O Telegram para iOS (iPhone e iPad) também está recebendo a novidade, mas com atraso.

Você sabe, talvez por experiência própria, que a comunicação por vídeo aumentou sobremaneira nesta pandemia. O recurso é muito bem-vindo ao Telegram, portanto, mesmo que tenha demorado tanto para aparecer.

O funcionamento do modo de videochamada é simples. Basta atualizar o aplicativo para a versão mais recente e acionar o botão correspondente na tela de perfil do seu contato ou ativar o recurso durante uma chamada de voz.

As chamadas de vídeo do Telegram estão em fase “alpha”. Apesar disso, a novidade traz um bom conjunto de funcionalidades. É possível participar das videochamadas em uma janela flutuante (modo PIP), por exemplo.

Levemos em conta também que as chamadas são protegidas com criptografia ponta a ponta. O Telegram diz que, para confirmar a sua conexão, basta comparar os quatro emojis exibidos na tela para você e seu contato — se forem iguais, a chamada é 100% segura.

Novas funções relacionadas às videochamadas estão a caminho, garante o Telegram. Entre elas está o modo de chamadas de vídeo em grupo, prometido para os próximos meses.

Quanto aos usuários de iOS, o serviço explica que “a Apple falhou em revisar esta atualização a tempo, por mais que [a] tenhamos enviado para a App Store vários dias antes de enviar para a Google Play”.

“Se você estiver no iOS e quiser testar as Vídeo Chamadas do Telegram, terá que esperar até que a Apple permita que você faça isso — ou mudar para uma plataforma que tenha mais respeito aos seus usuários e desenvolvedores, como o Android”, diz o Telegram em nota. (eita!)

Horas depois da liberação da versão para Android, a atualização para iOS chegou à App Store. Na sequência, o Telegram removeu o, digamos, desabafo do parágrafo anterior.

Aniversário de sete anos

Telegram - emojis animados

Embora o Telegram como organização tenha surgido meses antes, o primeiro aplicativo oficial (para iPhone, ironicamente) do serviço foi lançado em 14 de agosto 2013. De lá para cá, a plataforma acumulou mais de 400 milhões de usuários em várias partes do mundo.

Para celebrar a ocasião, o Telegram liberou não só a função de chamada de vídeo como também o novo conjunto de emojis animados mostrado acima.

Atualizado às 20:00 para incluir a liberação das chamadas de vídeo para iOS.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados