Swift, linguagem de programação da Apple, chega ao Windows 10

Open source, linguagem de programação Swift acaba de receber sua primeira versão para Windows

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Swift - WWDC 2015

Em 2018, o Swift entrou para a lista das dez linguagens de programação mais populares do mercado. Apesar disso, desenvolvedores que utilizam o Windows não tinham acesso à linguagem na plataforma. Até agora: nesta semana, os recursos do Swift ganharam versões oficiais para Windows 10.

A linguagem foi apresentada pela Apple na WWDC de 2014 para, tanto quanto possível, substituir o Objective-C no desenvolvimento de aplicativos para as plataformas macOS e iOS. No ano seguinte, a companhia transformou a linguagem em um projeto open source, o que contribuiu para aumentar a sua popularidade.

Mais desafiador, porém, foi portar a iniciativa para o ambiente do Windows 10. Esse trabalhou consumiu mais de um ano, simplesmente por não ser uma tarefa fácil: foi preciso garantir que o ecossistema básico do Swift (compilador acompanhado de bibliotecas principais e complementares) funcionasse a contento na plataforma da Microsoft.

Deu certo. “Com as bibliotecas core e a interoperabilidade flexível do Swift com o C, agora é possível desenvolver aplicativos no Windows puramente em Swift aproveitando bibliotecas já disponíveis para a plataforma”, diz Saleem Abdulrasool, membro da equipe de desenvolvimento da linguagem — ele é um dos responsáveis por levar o Swift ao sistema operacional da Microsoft.

Calculadora em Swift para Windows

Como demonstração, Abdulrasool desenvolveu uma calculadora simples usando as ferramentas do Swift para Windows e recursos do Visual Studio 2019.

Mas note que esse é um trabalho em andamento. Ainda há um longo caminho para o ecossistema do Swift ser amplamente suportado no Windows. No sistema operacional da Microsoft, ainda não é possível trabalhar com a linguagem usando Package Manager, por exemplo.

O importante é que o trabalho mais pesado já foi feito. Interessados em acompanhar ou colaborar com o projeto podem obter informações no fórum do Swift.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados