Instagram Reels adiciona recursos de áudio para imitar TikTok

Instagram facilita usar áudio de outros posts para gravar seus próprios vídeos, e adiciona elementos de interface do TikTok

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos
Como colocar música no Reels do Instagram / Instagram / Divulgação

O Instagram está em uma batalha de longo prazo para roubar espaço do TikTok: a estratégia é copiar recursos o bastante para minar o concorrente, tal como foi com os Stories e o Snapchat (lembra-se dele?). O mesmo está acontecendo com o Reels: daqui em diante, será mais fácil reutilizar o áudio de outros posts para gravar suas próprias criações.

Instagram Reels clona TikTok

Um dos recursos mais bacanas do TikTok é a possibilidade de reutilizar o áudio de um post ao gravar seu próprio vídeo; esse é o ponto de partida para diversos memes na rede social. Há uma tela que exibe todos os posts que usam o mesmo som — e claro que o Instagram copiou.

Na verdade, faltavam dois detalhes. O TikTok tem um botão “Adicionar aos favoritos” para usar o áudio depois; e um botão para compartilhar com seus amigos a página de vídeos com o mesmo áudio. Agora, o Reels oferece… um botão de favoritar a página de um áudio, e um atalho para enviar o link via mensagem no Direct.

Tem mais outra novidade no Instagram: na interface de gravação dos Reels, o botão de nota musical levará você para uma lista das músicas mais populares entre os usuários. O TikTok tem praticamente a mesma coisa: um botão Sons na interface para gravar vídeos, que traz sugestões de músicas e de estilos como pop, funk e k-pop.

Confesso que eu estava testando os dois apps ao mesmo tempo e acabei me confundindo sobre qual era qual. Para você ter uma ideia de como o Reels está ficando parecido com o TikTok, dê uma olhada nessa comparação lado a lado:

Instagram e TikTok

Com informações: Instagram, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. Começou no TB em 2017 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia, e hoje coordena um time de editores-assistentes e a rotina das editorias. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados