WhatsApp Pagamentos é liberado na Índia e pode voltar ao Brasil este mês

Na Índia, WhatsApp Pagamentos permitirá transferências para outros aplicativos compatíveis com sistema de transferências do país

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp Pay (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
WhatsApp Pagamentos foi autorizado na Índia (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Dois anos após iniciar a fase de testes, o WhatsApp Pagamentos foi finalmente liberado na Índia. O serviço foi autorizado na quinta-feira (5) pela Corporação Nacional de Pagamentos da Índia (NPCI), que regula novos sistemas de pagamentos no país. No Brasil, a expectativa é de que a opção seja liberada novamente pelo Banco Central ainda em novembro.

Para oferecer o serviço no Índia, o WhatsApp utiliza a Interface de Pagamentos Unificada (UPI), um sistema que permite a comunicação entre diferentes aplicativos. Com isso, os usuários poderão enviar dinheiro para pessoas que têm qualquer aplicativo compatível com a UPI, seja ele o WhatsApp ou o Google Pay, por exemplo.

O requisito para realizar as transferências é ter uma conta em banco e um cartão de débito no país. Depois de incluírem as informações no aplicativo, os usuários precisarão apenas inserir o valor e o PIN para confirmar a transação. O WhatsApp, por sua vez, enviará as informações para um dos cinco principais bancos indianos com quem tem acordo para permitir o envio do dinheiro.

A autorização do serviço foi anunciada pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg. Em vídeo, o executivo afirmou que pagamentos digitais são importantes neste momento de pandemia por ajudarem a evitar o uso de dinheiro em espécie. “Agora, você poderá enviar dinheiro facilmente para seus amigos e familiares por meio do WhatsApp com a mesma facilidade com que enviar uma mensagem”, comentou.

Apesar do avanço, o WhatsApp Pagamentos não terá um caminho fácil para crescer na Índia. O NPCI anunciou que vai reduzir os limites de transferências. Com a mudança, um serviço não poderá processar mais do que 30% do valor total movimentado por meio do sistema. O órgão determinou ainda que a opção do WhatsApp deverá respeitar um limite inicial de 20 milhões de usuários. O aplicativo conta com mais de 400 milhões de usuários na Índia.

WhatsApp Pagamentos no Brasil aguarda BC

O WhatsApp Pagamentos foi lançado no Brasil em junho, mas foi suspenso pelo Banco Central para avaliação dos possíveis riscos causados pelo novo serviço. Agora, há a expectativa de que o serviço volte a ser oferecido ainda em novembro. Ela surgiu após a declaração do Paulo Caffarelli, presidente da Cielo, parceira do WhatsApp no Brasil.

“A expectativa que a gente tem ouvido de partes envolvidas no assunto é de que autorização do regulador sairá em novembro”, afirmou o executivo há alguns dias, na apresentação dos resultados da Cielo para o terceiro trimestre de 2020. Antes de ser suspenso, o WhatsApp Pagamentos foi liberado para clientes do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi com cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard.

Assim como na Índia, o serviço permitirá que os usuários no Brasil enviem dinheiro pelo aplicativo sem a cobrança de taxas. As empresas com contas no WhatsApp Business também poderão usá-lo para fazer cobranças, mas terão de pagar taxa de 3,99% pelo processamento.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados