Apple lança macOS Big Sur com visual de iOS, novo Safari e mais

macOS Big Sur é liberado pela Apple com visual de iOS, novo Safari 14 e suporte a apps de iPhone em Macs com Apple Silicon

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tim Cook / macOS 11.0 Big Sur
macOS Big Sur (Imagem: Divulgação/Apple)

É hoje: a Apple liberou, nesta quinta-feira (12), a versão final do macOS Big Sur (11.0). Meses após o anúncio na WWDC 2020, o novo macOS chega aos Macs com visual repaginado e inspirado no iOS, novo Safari e outras melhorias no sistema operacional para computadores e notebooks da marca. A atualização é gratuita.

O macOS 11 Big Sur chega aos usuários depois de alguns meses em teste. Entre os destaques da atualização está o novo design, que aproxima o sistema operacional da Apple aos celulares e tablets da marca, com iOS e iPadOS. Além disso, o update traz a Central de Controle na barra de menus e widgets remodelados.

O Safari 14 também entra na lista de destaques. Assim como o Mensagens e Mapas, que receberam melhorias, o navegador mostra a prévia de páginas a passar o mouse por abas minimizadas e estreia o relatório de privacidade, onde é possível verificar rastreadores de um site. O browser já está disponível para o macOS Catalina e Mojave. 

O sistema operacional ainda faz parte do processo de transição de processadores Intel para os chips Apple Silicon. O sucessor do macOS Catalina (10.15) é otimizado com o novo processador Apple M1 e ainda é compatível com aplicativos de iOS e iPadOS, caso sejam executados em computadores com arquitetura ARM.

macOS Big Sur na Mac App Store (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

macOS Big Sur na Mac App Store (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Apple lança macOS Big Sur nesta quinta-feira (12)

A atualização está disponível para computadores da Apple lançados de 2013 em diante, a depender do modelo. A partir desta quinta-feira, 12 de novembro de 2020, os proprietários de Macs poderão instalar o update gratuitamente em seus dispositivos. Confira os Macs compatíveis com o macOS Big Sur (11.0):

  • MacBook de 2015 e mais recente;
  • MacBook Air de 2013 e mais recente;
  • MacBook Pro de fim de 2013 e mais recente;
  • iMac de 2014 e mais recente;
  • Mac Pro de 2013 e mais recente;
  • Mac Mini de 2014 e mais recente;
  • iMac Pro de 2017 e mais recente.

O macOS Big Sur também estará disponível aos novos dispositivos da Apple. Nesta terça-feira (10), a Apple apresentou o MacBook Air, MacBook Pro e o Mac Mini com processador Apple M1, no evento “One more thing”. Os preços começam em R$ 8.699. O MacBook Pro com Apple Silicon já foi homologado pela Anatel.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados