Criptomoeda Libra vira Diem para se distanciar do Facebook

Associação Diem deixou de usar nome Libra para indicar independência do projeto da criptomoeda em relação ao Facebook

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Carteira digital Novi terá aplicativo para Android e iOS
Criptomoeda Diem será controlada pela carteira digital Novi (Imagem: Divulgação/Facebook)

A criptomoeda Libra ganhou um novo nome. Em uma tentativa de mostrar independência em relação ao Facebook, ela foi rebatizada nesta terça-feira (1º) para Diem. A associação responsável pelo projeto, que ainda busca a aprovação de reguladores, também contratou novos executivos.

Anunciada em junho de 2019, a Libra teve de lidar com várias mudanças de planos devido às preocupações de países como Estados Unidos e França. Os reguladores apontavam os riscos que a criptomoeda poderia trazer à estabilidade financeira de seus países.

O CEO da Associação Diem (antiga Associação Libra), Stuart Levey, afirmou à Reuters que a mudança de nome é uma tentativa de indicar uma estrutura mais simples e com operação autônoma. O executivo afirmou que houve uma mudança significativa na imagem do projeto, que, segundo ele, não havia sido bem recebido por reguladores.

Em comunicado, Levey afirmou que a criptomoeda Diem oferecerá uma plataforma simples em que consumidores e empresas poderão realizar transações instantâneas de baixo custo e com segurança.

“Estamos comprometidos em fazer isso de forma a promover a inclusão financeira — expandindo o acesso a quem mais precisa e, simultaneamente, protegendo a integridade do sistema financeiro ao dissuadir e detectar condutas ilícitas”, afirmou Levey, em uma aparente resposta a reguladores que temem o uso da criptomoeda para lavagem de dinheiro e financiamento de grupos terroristas.

A expectativa é de que a primeira versão da criptomoeda Diem seja lançada em breve. Ela será baseada em dólar e poderá ser liberada já em janeiro de 2021, de acordo com o Financial Times. A associação, no entanto, adiantou que só vai avançar em seu planejamento se tiver aprovação governamental, o que inclui uma licença da FINMA, o órgão regulador suíço para o mercado financeiro.

Libra tem várias mudanças até virar Diem

Antes da mudança de nome, o projeto da criptomoeda do Facebook teve vários obstáculos. Com a desconfiança de reguladores, o projeto foi abandonado por alguns parceiros, como Visa, Mastercard, eBay, Mercado Pago, Stripe e PayPal. O grupo ainda é integrado por 27 empresas, incluindo Uber, Spotify, Lyft e Shopify.

A associação não foi a única a mudar de nome. A carteira digital Calibra, parte do Facebook no projeto, foi rebatizada em maio para Novi. Na ocasião, a empresa afirmou que fez a mudança para deixar claro aos usuários que o serviço seria apenas um dos que suportarão a rede de pagamentos.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados