Wine 6.0 traz melhorias para jogos de Windows no Linux

Wine 6.0 traz mais de 8.300 pequenas mudanças que otimizam principalmente execução de games de Windows no Linux

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Dell G5 5590 (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Dell G5 5590 (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Já virou tradição. Desde 2017, os desenvolvedores da WineHQ lançam uma nova versão de seu software de código-fonte aberto em cada mês de janeiro. Não é diferente neste ano: o Wine 6.0 acaba de ser anunciado oficialmente. A novidade não traz nenhuma grande funcionalidade, por outro lado, reúne mais de 8.300 pequenas mudanças que otimizam jogos e outras aplicações.

O Wine é um sistema com uma missão ousada: permitir que o usuário execute softwares para Windows no Linux com o melhor desempenho possível. Essa está longe de ser uma tarefa fácil, mas, não raramente, os desenvolvedores conseguem resultados satisfatórios nessa missão. Não é à toa que o Wine vem sendo cada vez mais demandado para executar games do Windows.

Dentro desse contexto, o Wine 6.0 traz entre as suas novidades uma implementação do renderizador do Vulkan para WineD3D. Essa característica deve melhorar o suporte a bibliotecas do Direct3D.

A nova versão também permite que arquivos DLL essenciais, como NTDLL, KERNEL32, GDI32 e USER32, assumam o formato PE para diminuir o risco de problemas com mecanismos anticópia.

Outro destaque fica para o suporte melhorado a multimídia, efeito de uma implementação do DirectShow (API do DirectX) e do framework Media Foundation.

Os demais recursos incluem um redesign do console de texto, notificações de dispositivos Plug & Play e suporte inicial ao Apple Silicon (além de Linux, o Wine possui uma versão direcionada ao macOS).

Para mais informações e instruções para download do Wine 6.0, acesse o site do projeto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados