SpaceX lançou 180 satélites de internet Starlink em duas semanas

SpaceX também comemora recorde: foguete Falcon 9 usado no último lançamento de satélites Starlink fez sua nona missão

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Lançamento do Falcon 9 com satélites Starlink (imagem: Twitter/SpaceX)
Lançamento do Falcon 9 com satélites Starlink (imagem: Twitter/SpaceX)

A SpaceX segue firme no trabalho de aumentar a rede de satélites Starlink. O lote mais recente, com 60 unidades, foi lançado no último domingo (14). O sucesso da missão fez a companhia comandada por Elon Musk alcançar a marca de 180 satélites lançados em apenas duas semanas.

O lançamento também fez o Falcon 9 usado na missão bater um recorde de reutilização: esse foi o nono voo realizado pelo foguete. Além de lançamentos anteriores de satélites Starlink, a mesma unidade já havia sido usada para a missão Demo-1, por exemplo, que serviu para testar a cápsula Crew Dragon.

Embora a SpaceX sinalize para a possibilidade de o Falcon 9 ser usado nas mais diferentes missões, é mesmo no lançamento dos satélites que ele faz diferença. Os custos de operação e manutenção da rede Starlink são elevadíssimos. Todo esforço para poupar gastos é válido, portanto, com destaque para a reutilização de foguetes.

Com a última missão, a SpaceX se aproximou da marca de 1.400 satélites lançados. O objetivo da companhia é chegar a 12.000 unidades para oferecer cobertura ampla de seu serviço de acesso à internet em várias partes do mundo.

Atualmente, o serviço beta da Starlink tem cerca de 10.000 usuários que pagam uma taxa de US$ 499 pelo kit de instalação e uma mensalidade de US$ 99 para ter acesso à internet em velocidades que, hoje, podem atingir 150 Mb/s (megabits por segundo) — o objetivo é chegar a 300 Mb/s.

Interessados no Brasil já podem se candidatar para o programa beta.

SpaceX quer transportar 400 satélites

Os próximos 60 satélites Starlink serão lançados em 21 de março, a não ser que problemas técnicos ou condições climáticas ruins impossibilitem a missão. A SpaceX vai seguir com mais lançamentos no decorrer dos próximos meses, obviamente.

Em um futuro não muito distante, cerca de 400 satélites poderão ser lançados de uma só vez. Para isso, a companhia trabalha no foguete Starship, que promete muito mais capacidade de carga do que o Falcon 9.

Quando? Essa é uma resposta que nem Elon Musk deve ter ainda, mas testes com protótipos já estão sendo realizados. É verdade que três deles explodiram durante as avalições, mas esses acontecimentos são tratados como parte do processo de desenvolvimento.

Com informações: TechCrunch, Space.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados