Instagram ganha novo menu no iPhone para enviar fotos como post, story ou DM

Menu do Instagram para iOS permite escolher entre compartilhamento via story, mensagem ou post; contatos do Direct passam a ser sugeridos no envio de fotos

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Instagram (Imagem: cottonbro/Pexels)
Instagram para iOS ganha novo menu de compartilhamento (Imagem: cottonbro/Pexels)

Uma atualização no Instagram para iPhone trouxe um novo menu para compartilhamento de conteúdo na rede social. A novidade fica integrada ao sistema operacional, e permite que usuário escolha se a foto deve ser enviada por mensagem privada, story ou publicação convencional.

A novidade é muito bem-vinda, e antes dessa atualização todas as fotos enviadas para o aplicativo pela central de compartilhamento só podiam ser publicadas como um post convencional. Quem quisesse compartilhar uma foto por direct, por exemplo, teria que fechar a galeria, abrir o Instagram na seção de mensagens, encontrar o chat desejado, abrir o rolo da câmera novamente para só então enviar o arquivo.

É possível selecionar entre post, story e direct ao compartilhar fotos no Instagram

É possível selecionar entre post, story e direct ao compartilhar fotos no Instagram (Imagem: Reprodução)

Esse recurso só chegou ao iPhone agora e está sendo disponibilizado aos poucos para os usuários da rede social. Quem usa Android já conseguia selecionar se a foto seria destinada para post, story ou mensagem na própria central de compartilhamento do sistema operacional.

Novidade facilita compartilhamento no Instagram, mas há limitações

A foto compartilhada pela central do iOS não é imediatamente transferida para o app do Instagram, e o envio é permitido através de uma interface simplificada.

Ao compartilhar uma foto da galeria para os stories não é possível adicionar música, procurar por GIFs ou utilizar filtros e figurinhas, por exemplo; o mesmo ocorre nas postagens do feed, e não é possível fazer marcações de pessoas e demarcar a localização.

Contatos aparecem na tela de compartilhamento

A atualização do app também trouxe outro recurso relacionado a compartilhamentos: contatos individuais do Instagram passam a ser exibidos como sugestão ao enviar imagens.

Contatos passam a ser sugeridos na central de compartilhamento do iOS

Contatos passam a ser sugeridos na central de compartilhamento do iOS (Imagem: Reprodução)

Com isso, o Instagram Direct fica mais fácil de usar e pode fortalecer o chat da rede social. Outros aplicativos, como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram já possuem sugestão de contatos na tela de compartilhamentos.

Vale lembrar que o chat do Instagram foi atualizado em abril de 2021, e é possível integrar a rede social com o Facebook Messenger para manter conversas com usuários de ambos os aplicativos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados