Start11 para Windows 11 traz menu Iniciar clássico de volta

Disponível para Windows 11 e 10, Start11 oferece ferramentas para personalizar e utilizar o menu Iniciar de versões anteriores do sistema da Microsoft

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses

O novo menu Iniciar é uma das novidades do Windows 11 que mais chamou a atenção do público. A mudança, por outro lado, não agradou a todos os usuários do sistema operacional da Microsoft. Mas existe uma alternativa para trazer o menu Iniciar clássico de volta através de um programa conhecido como Start11, desenvolvido pela Stardock.

Anunciado pela Stardock nesta semana, uma empresa que prepara soluções para quem deseja personalizar o Windows, o software dá acesso ao Iniciar de versões anteriores do Windows. Além disso, a ferramenta, que ainda está em fase experimental (beta), oferece outras opções para personalizar o menu do sistema operacional da Microsoft.

Start11 traz menu Iniciar do Windows 7 e 10 de volta

O Start11 permite que o usuário opte pelo menu do Windows 7, por exemplo. O aplicativo ainda tem suporte ao modo escuro (dark mode) e permite customizar outros recursos do sistema operacional. Entre as funcionalidades disponíveis, está a opção para alterar o plano de fundo da barra de tarefas para deixá-la mais a cara do usuário.

“O Start8 e Start10 focaram na restauração de versões anteriores do menu Iniciar”, anunciou Brad Wardell, CEO da Stardock, nesta terça-feira (10). “O Start11 estenderá isso para oferecer suporte a uma série de novas ideias do menu Iniciar, como o conceito de páginas, guias, minimalismo e recursos para nossos clientes empresariais”. 

Start11 tem opções para customizar barra de tarefas (Imagem: Divulgação/Stardock)
Start11 tem opções para customizar barra de tarefas (Imagem: Divulgação/Stardock)

O Start11 é uma saída para quem não se adaptou a todas as novidades do Windows 11. Anunciada em junho, a nova versão do sistema operacional traz alterações significativas tanto no visual e em recursos do Iniciar. A próxima geração do software da Microsoft ainda está de cara nova e terá integração com o Teamsmodo foco e mais. 

O programa é compatível com Windows 10 e Windows 11, mas ainda está na versão beta. O software já se encontra à venda por R$ 27,99 no site dos desenvolvedores.

Com informações: StardockThe Verge e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados