Apple registra patente de MacBook com espaço para guardar Apple Pencil

Documentação de pedido para registrar patente mostra MacBook com um espaço para armazenar a Apple Pencil perto do teclado

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
MacBook Pro (2020) com Apple M1 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

MacBook não possui tela sensível ao toque, diferentemente de outros computadores com Windows. Mesmo assim, de acordo com o Patently Apple na semana passada, a Apple solicitou um registro de patente de um notebook com um espaço para guardar a Apple Pencil, a caneta eletrônica do iPad. Ainda não se sabe quando e se a fabricante vai lançar um computador com a tecnologia e tela sensível ao toque.

O pedido foi publicado pelo US Patent & Trademark Office nesta quinta-feira (12). Conforme revelado pela documentação, o conceito prevê a inclusão de uma espécie de recuo no corpo do notebook. O espaço, que serviria para guardar a caneta, ficaria na altura da Touch Bar e das teclas de função (F1, F2, etc) dos MacBooks.

A patente ainda informa que a caneta recebe outras atribuições quando está na base. É o caso dos botões de função: ao posicioná-la no espaço, o usuário consegue acionar comandos destinados às teclas de F1 a F12 ou à Touch Bar, a tela secundária do MacBook Pro. Dessa forma, é possível ajustar o brilho, volume e afins sem dificuldades. 

Conceito de MacBook com espaço para guardar Apple Pencil (Imagem: Reprodução/Patently Apple)
Conceito de MacBook com espaço para guardar Apple Pencil (Imagem: Reprodução/Patently Apple)

A ideia lembra a solução adotada pela Microsoft no Surface Pro X. O dispositivo possui um espaço para guardar a caneta eletrônica no espaço que fica entre o teclado e a tela. Mas, diferentemente da proposta da Apple, a área para guardar o acessório não reduz a quantidade de botões do teclado. 

A Samsung também inclui um espaço para guardar a S Pen em seus notebooks. Entre eles, está o Samsung Galaxy Book Flex 2, que possui uma entrada para armazenar a caneta eletrônica no interior do computador. O novo Galaxy Book Pro 360 com Intel de 11ª geração também tem suporte ao acessório.

Conceito de MacBook com espaço para guardar Apple Pencil (Imagem: Reprodução/Patently Apple)
Conceito de MacBook com espaço para guardar Apple Pencil (Imagem: Reprodução/Patently Apple)

Designer cria conceito de MacBook com Apple Pencil

Mas como seria a ideia na prática? O designer Sarang Sheth tentou responder esta pergunta neste fim de semana ao publicar um conceito baseado na nova patente. Nas imagens, é possível observar um MacBook Pro com um lugar para a Apple Pencil.

A área fica posicionada na altura do teclado do computador. Ao lado do botão Esc, nota-se um buraco para abrigar a caneta destinada ao iPad, como pode ser observado no modelo 3D. Além disso, o designer manteve uma versão em miniatura da Touch Bar no lado direito, próxima ao leitor de impressões digitais do notebook da Apple.

Conceito de MacBook com espaço para guardar Apple Pencil (Imagem: Reprodução/Sarang Sheth)
Conceito de MacBook com espaço para guardar Apple Pencil (Imagem: Reprodução/Sarang Sheth)

Ainda assim, é importante destacar que, mesmo com a patente, isto não significa que a Apple anunciará um computador com suporte à caneta em breve. Como observado pelo 9to5Mac, a fabricante já se posicionou algumas vezes contra a ideia de lançar de um Mac com touchscreen. A declaração mais recente foi feita pelo vice-presidente sênior de engenharia de software da empresa, Craig Federighi, em 2020.

Além disso, as empresas costumam a registrar as ideias mais variadas para garantir o direito sobre algum produto em potencial. Mas nem todas as propostas chegam às lojas. Ou, se chegam, não é sempre é de imediato. É o caso de uma patente registrada pela Xiaomi no ano passado de um celular com porta para guardar fones de ouvido: até hoje, a marca não anunciou nenhum smartphone com a solução.

Com informações: 9to5MacPatently Apple e Yanko Design

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados