WhatsApp para Android agora importa mensagens do iPhone em mais celulares

Ferramenta para migrar histórico de conversas do WhatsApp é expandida para mais smartphones com Android além de celulares Samsung Galaxy

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

WhatsApp possui uma ferramenta para levar o histórico de conversas do iPhone para Android. Agora, o recurso está sendo levado a mais celulares além de modelos Samsung Galaxy, a começar pela linha Google Pixel. Assim como em smartphones da marca sul-coreana, a função depende de um cabo USB-C para Lightning para funcionar.

O anúncio partiu de uma comunicado feito pelo Google nesta terça-feira (26). A companhia informa que os usuários já podem utilizar a ferramenta para migrar seus dados do iPhone para celulares Google Pixel. Ainda segundo a publicação, a função “estará disponível em novos smartphones lançados com Android 12”.

Ainda que a nota diga apenas que a opção estará disponível em smartphones “lançados com Android 12”, o Google deu mais explicações sobre o assunto no mesmo dia. Ao The Verge, a companhia disse que as fabricantes poderão oferecer o suporte à função em seus celulares ao atualizá-los para o Android 12. Ou seja: a novidade também deve chegar em modelos já existentes, desde que com a versão mais recente do sistema.

“Trabalhamos em estreita colaboração com a equipe do WhatsApp para construir um novo conjunto de recursos, todos projetados para tornar mais fácil mudar do iPhone para o Android e levar seu histórico do WhatsApp com você”, anunciaram.

Ferramenta para migrar histórico de conversas entre celulares Android e iPhone (iOS) (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Ferramenta para migrar histórico de conversas entre celulares Android e iPhone (iOS) (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

WhatsApp lança ferramenta para migrar conversas

A ferramenta de migração de histórico vem sendo implementada há alguns meses. A função foi oficialmente apresentada em agosto durante um evento da Samsung para anunciar os dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3. Mas a função só chegou em setembro e limitada para celulares da marca sul-coreana.

Mas a ferramenta não é tão simples assim de ser utilizada. Em uma página de suporte, a equipe do mensageiro diz que é preciso ter um cabo USB-C para Lightning para realizar o processo em um celular Samsung Galaxy novo ou que esteja sendo configurado após ser restaurado para as configurações de fábrica. Além disso, o app de mensagens requer um telefone com Android 10 ou superior e o app Smart Switch Mobile.

O processo parece ser mais simples em outros smartphones. Sem entrar em muitos detalhes, o Google afirmou que só é preciso conectar os celulares pelo mesmo cabo e, “quando solicitado ao configurar seu novo dispositivo Android, escaneie um código QR no seu iPhone para iniciar o WhatsApp”. Depois, os dados serão migrados.

WhatsApp expande ferramenta para migrar conversas do iPhone para Android (Imagem: Divulgação/Google)
WhatsApp expande ferramenta para migrar conversas do iPhone para Android (Imagem: Divulgação/Google)

Mensageiro não tem acesso a dados de migração

A página de suporte para celulares Samsung Galaxy ainda traz outros detalhes sobre a migração. Os responsáveis pelo aplicativo de mensagens explicam que os dados não são transferidos pela nuvem e que “o WhatsApp não consegue ver os dados que você transferiu”. Essas informações também devem valer para outras fabricantes.

A ferramenta migra mensagens pessoais e outros dados, como conversas em grupos, configurações, foto de perfil e mídias. Mas as informações sobre pagamentos, histórico de ligações e nome de exibição ficam de fora. “Seu dispositivo antigo ainda terá seus dados, a menos que você os limpe ou exclua o WhatsApp”, informaram.

O mensageiro também vai liberar o caminho inverso no futuro. “Os usuários poderão levar seus históricos de WhatsApp do iOS para um dispositivo Android e, posteriormente, poderão fazer o mesmo em dispositivos iOS”, afirmaram em agosto. Mas o recurso para levar conversas do Android para iPhone (iOS), que já deu as caras na versão beta do app, ainda não está disponível aos usuários.

Com informações: Google e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados