Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Windows Terminal será padrão no Windows 11 para linha de comando

Com a mudança, o usuário do Windows 11 abrirá o Prompt de Comando e PowerShell diretamente no Windows Terminal, em vez do Windows Console Host

Por

Ao longo de 2022, a Microsoft deverá tornar o Windows Terminal padrão no Windows 11 para linhas de comando, substituindo o Windows Console Host (conhost.exe) ao abrir o Prompt de Comando e PowerShell. O sistema operacional permite o uso do Windows Terminal como um app, mas, até então, o usuário nunca pôde oficialmente selecioná-lo como padrão para essas tarefas.

Windows Terminal
Windows Terminal permite manter prompt de comando e PowerShell abertos em diferentes abas (Imagem: Reprodução/ Microsoft)

Com a mudança, o Windows 11 permitirá executar o Windows Terminal como app padrão para todas as tarefas relacionadas a linhas de comando, permitindo o uso do PowerShell, do Prompt de Comando (cmd.exe) e do Azure Cloud Shell simultaneamente em uma mesma janela.

Microsoft quer modernizar experiência de desenvolvedores

Até hoje, a Microsoft nunca ofereceu suporte oficial para a substituição do Windows Console Host como padrão para essas tarefas. “Ao longo de 2022, planejamos tornar o Windows Terminal a experiência padrão em dispositivos com Windows 11”, explica Kayla Cinnamon, gerente de programa do Windows Terminal na Microsoft, em uma postagem no blog do Windows. “Começaremos com o Programa Windows Insider e expandiremos até alcançarmos todos no Windows 11.”

Ainda que essa mudança não afete a maioria dos usuários, os desenvolvedores logo usarão o Terminal do Windows se tentarem iniciar o Prompt de Comando. É uma mudança que moderniza o ambiente geral do console do Windows, alinhada com o objetivo da Microsoft de fazer do Windows Terminal um app sólido para os desenvolvedores.

O Windows Terminal apareceu pela primeira vez no Windows 10, ainda em 2019, após um anúncio surpresa na conferência anual de desenvolvedores da Microsoft naquele ano. O aplicativo Windows Terminal inclui suporte a várias guias, além de temas, personalização, emojis e suporte para renderização de texto completa baseada em GPU.

Com informações: The Verge