Os melhores apps para Android com Material Design em 2021, segundo o Google

Google revela os aplicativos para Android que receberam o prêmio Material Design em 2021; lista é formada por apps de produtividade

Bruno Gall De Blasi
Por
Celular Android (Imagem: Adrien/Unsplash)

Google anunciou os vencedores do prêmio Material Design em 2021 na semana passada. A nova edição da premiação, que classifica os melhores aplicativos para Android com a linguagem visual da companhia, foi dedicada aos apps Post-it, Todoist e Meetly. Ao todo, a competição reuniu três categorias neste ano.

O Material Design é um conceito elaborado pelo Google em 2014 para unificar interfaces no Android e na web. E, claro, estes elementos não ficam limitados somente aos serviços da companhia: qualquer desenvolvedor pode aproveitar dessa linguagem para deixar seus aplicativos mais próximo do Android, por exemplo.

É por isso que o Google seleciona os melhores aplicativos com Material Design todos os anos desde 2015. Após as indicações, a premiação é concedida a aplicativos que se adequem a categorias específicas criadas pela própria companhia. Neste caso, a edição atual é formada pelos seguintes gêneros: Movimento, Tela Grande e Modo Escuro.

Post-it para Android (Imagem: Reprodução/Google)
Post-it para Android (Imagem: Reprodução/Google)

Google: os melhores apps com Material Design em 2021

O app Post-it levou o prêmio de Movimento. Segundo o anúncio dos resultados de 2021, a equipe por trás do app “permaneceu fiel tanto ao físico quanto ao digital”. Para isso, “os princípios do Material [foram estendidos] para construir interações significativas no aplicativo com base em design de movimento eficaz”:

“Quando os usuários capturam uma nota no aplicativo – usando a câmera do dispositivo – a nota é animada para cima, levantando-se de seu fundo do mundo real e sinalizando uma transição do espaço físico para uma experiência digital”, explicaram. “Toques como esses servem para replicar e reforçar os modelos mentais existentes, permitindo que os Post-its funcionem no aplicativo como na realidade.”

Todoist para Android em telas grandes (Imagem: Reprodução/Google)
Todoist para Android em telas grandes (Imagem: Reprodução/Google)

O Todoist foi premiado na categoria Tela Grande. Segundo o Google, o aplicativo traz elementos que torna-o mais adaptado a dispositivos com painéis grandes, como tablets. Isto é notado, por exemplo, pela coluna lateral, onde é possível encontrar as opções para escolher outros projetos, atividades do dia e afins, além das propriedades das tarefas que são apresentadas em blocos, e não em tela cheia. 

Também houve premiação ao Meetly no gênero Modo Escuro. “Para o Meetly, o tema escuro é um ponto de partida, não um complemento”, disseram. “A abordagem do tema escuro para o redesign recente do Meetly liderado pelo designer Kinjal Waghela resultou em um produto que se destaca por sua aplicação abrangente de cores em toda a interface, transmitindo a identidade do Meetly enquanto melhora a legibilidade em ambientes escuros”.

Meetly para Android (Imagem: Reprodução/Google)
Meetly para Android (Imagem: Reprodução/Google)

Conheça a lista dos vencedores com suas respectivas categorias e links para a Google Play Store:

Com informações: Google (Material Design) e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados