Windows 11 traz melhorias na barra de tarefas e novo recurso experimental

Microsoft cria novas visualizações para a barra de tarefas do Windows 11 em tablets e começa a testar função inédita na busca do sistema

Murilo Tunholi
Por
Logotipo do Windows 11

O Windows 11 recebeu melhorias e correções de falhas na barra de tarefas, com a chegada de uma nova atualização. Essas mudanças visam aprimorar a experiências ao usar o sistema em tablets. Além disso, a Microsoft começou a testar um recurso experimental na função de busca do Windows.

A build 22581 do Windows 11 Sun Valley 2 habilitou a barra de tarefas otimizada para tablets. Quem usar o Windows 11 nesses dispositivos terá uma experiência melhor ao mudar a orientação do aparelho de paisagem para retrato e vice-versa.

Na prática, a barra de tarefas otimizada terá duas opções de visualização. No modo reduzido, a interface vai mostrar apenas os ícones de status do sistema mais importantes. Já no modo expandido, todos os ícones irão aparecer em tamanho maior para facilitar a navegação pela tela sensível ao toque.

É importante destacar que as novas visualizações da barra de tarefas só podem ser usadas em tablets. O recurso ainda não funciona em desktops ou notebooks, mesmo os 2 em 1, com suporte ao modo tablet.

Novas visualizações da barra de tarefas do Windows 11 em tablets (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft ainda corrigiu a linha estranha que ficava acima da barra de tarefas. Agora, a borda se estende por toda a tela, se tornando mais visível para os usuários. A empresa também está atualizando os ícones da barra para mostrar menus flutuantes modernos e minimalistas.

Com as mudanças, a Microsoft removeu a opção de arrastar os ícones da barra de tarefas. Para exibir ou ocultar os ícones, é preciso acessar as configurações completas da barra, clicando com o botão direito do mouse em cima dela.

Busca do Windows mostra mais conteúdos da web

O recurso experimental da build 22581 é uma nova função da busca do Windows que oferece mais resultados e informações na página inicial baseados em conteúdos da web. Com isso, a Microsoft quer ajudar pessoas a descobrirem e acessarem páginas da internet com mais agilidade.

Vale mencionar que, por ser experimental, o recurso pode nunca chegar à versão estável do Windows 11. Por enquanto, todas as novidades do sistema operacional citadas aqui estão disponíveis na atualização beta para participantes do programa Windows Insider.

Com informações: Windows Latest, Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados