iFood coloca anúncios do Itaú e da Lacta em tela para acompanhar entrega

Publicidade de cartão de crédito, de empresa de alimentos e de chocolate ganha espaço no iFood em meio a informações do pedido do cliente

Giovanni Santa Rosa
Por
iFood (imagem: Facebook/iFood)

Propagandas são muito comuns em aplicativos gratuitos — é uma forma encontrada por desenvolvedores para ganhar dinheiro sem ter que cobrar os usuários. Em lojas e marketplaces é mais raro, mas parece que o iFood está pouco a pouco começando a fazer isso. Nas últimas semanas, começaram a aparecer anúncios do Itaú, da Lacta e da Seara.

As três publicidades têm um ponto em comum: elas ficam na tela de acompanhamento de pedidos.

No caso do Itaú, é um botão do Itaucard Click entre a previsão de entrega e os detalhes do pedido. Ao tocar nele, o usuário é levado para uma tela de cadastro para fazer o cartão.

Propaganda do Itaucard Click leva a a uma tela de cadastro para fazer o cartão de crédito
Propaganda do Itaucard Click leva a uma tela de cadastro para fazer o cartão de crédito (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A mesma tela exibe uma propaganda da Seara em alguns momentos. O banner de uma promoção da marca fica logo abaixo do botão “Avalie seus pedidos”. É um posicionamento inferior, mas a peça é mais chamativa e menos discreta que o botão do Itaú.

Propaganda da Seara abaixo da avaliação dos pedidos
Propaganda da Seara abaixo da avaliação dos pedidos (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

As duas propagandas não foram as únicas vistas no iFood nas últimas semanas. Para algumas pessoas, o ícone do entregador no mapa se transformou em um coelhinho da Páscoa levando um ovo da Lacta.

Entregador vira "coelhinho da Páscoa" em ação da Lacta
Entregador vira “coelhinho da Páscoa” em ação da Lacta (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Ao tocar no “mascote”, aparece um anúncio com um botão “Ver ofertas”, que leva para uma lista de chocolates da empresa vendidos por delivery.

Usuários se incomodam e reclamam

Você provavelmente não gosta de propagandas em aplicativos — e não é o único. No Twitter, alguns usuários do iFood mostraram decepção e descontentamento com os anúncios.

Em uma das publicações, uma cliente ironiza: “daqui a pouco vão exigir mensalidade para app sem anúncios!”

Já a ação com a Lacta fez alguns consumidores dizerem, em tom de brincadeira, que estavam decepcionados.

“Achei que fosse receber pelo menos um bombom. Brincou com meus sentimentos. O único chocolate que veio foi de uma das minhas pizzas”, diz um tweet.

O Tecnoblog entrou em contato com o iFood para obter mais informações sobre as propagandas no app, mas não recebeu resposta até o momento da publicação deste texto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados