Uber testa selfie para registrar usuários que escolhem pagar no dinheiro

Ainda em fase de testes, ferramenta da Uber vai guardar selfies de usuários para consulta posterior, caso exista a necessidade

Bruno Gall De Blasi
Por
Logotipo da Uber

Uber apresentou, nesta segunda-feira (23), um novo recurso para tornar as viagens mais seguras. Conhecida como U-Selfie, a função vai registrar e guardar selfies de usuários que optarem pelo pagamento com dinheiro. A novidade já está disponível para alguns usuários testarem durante a fase experimental.

A medida visa oferecer mais proteção aos motoristas da plataforma. A selfie será solicitada ao fazer o cadastro no app ou solicitar uma corrida sem fornecer dados do meio de pagamento digital, como o cartão de crédito ou débito. Assim, a foto do rosto ficará armazenada para consulta posterior das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal.

A companhia ressaltou que a selfie ficará guardada apenas em seus servidores. “A foto não será compartilhada com os parceiros nem passará por verificação biométrica“, afirmaram. Além disso, inicialmente, o recurso não estará disponível a todos, já que se trata de uma implementação inicial apenas para ser testado.

“A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos”, disse Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da Uber. “Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”.

Cabe ressaltar que o recurso é destinado apenas para corridas com pagamento no dinheiro.

Uber libera botão para chamar a polícia no Rio de Janeiro

A Uber ainda possui outras soluções para garantir a segurança no serviço, que já foram anunciadas anteriormente. É o caso da verificação de CPF na base de dados do Serasa e de documentos, como o RG ou CNH. Os motoristas e passageiros também contam com um botão para chamar a polícia no Rio de Janeiro. “A Uber segue em conversas com outras Unidades da Federação para estender essa parceria”, afirmaram.

Outras novidades devem surgir com o tempo. Ainda segundo o anúncio desta segunda-feira (23), a companhia possui um Centro de Desenvolvimento Tecnológico instalado no Brasil. “Esse centro, em conjunto com os times de operações, trabalha permanentemente no desenvolvimento de novas tecnologias e processos buscando tornar as viagens cada vez mais seguras”, anunciaram.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados