Programa do GitHub para apoio financeiro a desenvolvedores chega ao Brasil

GitHub Sponsors permite que desenvolvedores criem campanhas de apoio financeiro dentro da plataforma para manter projetos

Emerson Alecrim
Por
GitHub (imagem: divulgação)

O GitHub é popular em várias partes do mundo. O Brasil não é exceção. É por isso que, neste começo de junho, a plataforma anunciou uma novidade interessante para o país: a chegada do GitHub Sponsors. Por meio do programa, desenvolvedores brasileiros podem obter apoio financeiro para os seus projetos de software.

Para quem usa a plataforma assiduamente ou trabalha nela a partir de outros países, o nome GitHub Sponsors pode não ser estranho. O serviço existe há cerca de três anos e já estava disponível em países como Austrália, Alemanha e Estados Unidos.

É ótimo saber que a iniciativa está sendo expandida. O motivo? O GitHub Sponsors abre espaço para que diversos projetos com código-fonte aberto (open source) sejam mantidos, por exemplo.

Basta termos em mente que, em muitos casos, os desenvolvedores responsáveis precisam dedicar muito tempo a esses projetos. Mas como fazer isso se eles também precisam se sustentar, ou seja, trabalhar em atividades remuneradas?

É aí que o GitHub Sponsors passa a fazer sentido.

Incentivos a projetos de código aberto

Muitos desenvolvedores fazem campanhas de financiamento coletivo ou de doações recorrentes para manter projetos open source. O GitHub Sponsors possibilita que essas campanhas sejam realizadas dentro da própria plataforma.

Em outras palavras, trata-se de uma forma de permitir que a comunidade apoie financeiramente desenvolvedores e, com efeito, os projetos oferecidos por eles.

Em troca, o apoiador pode ganhar alguns benefícios como forma de agradecimento. Entre as várias recompensas possíveis estão a inserção de logotipos ou nomes no readme.txt do projeto, suporte com prioridade, mentorias e assim por diante.

Nada disso é obrigatório, só para deixar claro. As recompensas são definidas pelo desenvolvedor, que também pode optar por não oferecer nada de adicional. O que mais importa é a manutenção dos projetos.

Era questão de tempo para o programa ser lançado no Brasil. Isso porque a base de usuários brasileiros da plataforma não é nem um pouco inexpressiva, como explica Jessica Lord, gerente de produtos do GitHub Sponsors:

Enquanto o crescimento está acontecendo globalmente, a comunidade GitHub do Brasil tem crescido ano após ano em mais de 40%. O país abriga agora mais de 2 milhões de desenvolvedores, incluindo dezenas de milhares de contribuintes de open source.

GitHub Sponsors no Brasil (imagem: divulgação/GitHub)
GitHub Sponsors no Brasil (imagem: divulgação/GitHub)

Como o GitHub Sponsors funciona?

Esta é a lista de desenvolvedores no Brasil que participam do GitHub Sponsors. Basta clicar em “Sponsor” para apoiar um ou mais deles. Contribuições podem ser feitas pontual ou regularmente (uma vez por mês).

O pagamento pode ser feito via cartão de crédito ou PayPal. Note, porém, que o valor é cobrado em dólar. Isso porque a chegada do programa ao Brasil indica que os desenvolvedores podem receber as contribuições em contas bancárias no país. A conversão para reais existe apenas no recebimento dos valores, portanto.

Ainda não há previsão sobre quando os pagamentos poderão ser feitos diretamente em reais.

Os desenvolvedores interessados em obter apoio financeiro devem se cadastrar na página do GitHub Sponsors e aguardar a solicitação ser analisada.

Além do Brasil, o programa acabou de chegar à Índia. Com isso, o GitHub Sponsors passa a marcar presença em 38 países.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados