macOS Ventura vai pedir sua permissão para usar acessórios via USB-C

Adaptadores de energia, monitores externos e hubs aprovados são exceções; bloqueio vale para computadores com Apple Silicon e macOS Ventura

Giovanni Santa Rosa
Por
macOS 13 Ventura em Macs (imagem: divulgação/Apple)

A Apple gosta de enfatizar o quanto seus produtos e softwares são seguros. Com o macOS 13 Ventura, não foi diferente. A marca da maçã colocou um recurso no sistema operacional que exige permissão explícita do usuário para acessórios conectados via USB-C. A ideia é proteger a máquina contra dispositivos adulterados ou mal-intencionados.

A autorização será necessária em todos os MacBooks com chip da própria Apple e vale para acessórios USB ou Thunderbolt.

Nem todos precisarão disso, porém: adaptadores de energia, monitores externos e hubs aprovados continuam funcionando sem depender de um ok do usuário.

A função vem ativada por padrão, mas é possível mudá-la em Ajustes de sistema, Segurança e privacidade, Segurança.

Aparelhos aprovados podem se conectar a um Mac travado durante um período de até três dias. Acessórios conectados durante a atualização de software são aprovados automaticamente. Novos periféricos ligados antes do reboot podem funcionar, mas não serão registrados até receberem uma aprovação explícita.

Também é possível recarregar um aparelho via USB-C sem precisar aprová-lo — você não tem acesso aos dados e vice-versa, mas a energia continua fluindo.

Como lembra o The Verge, alguns Macs tiveram problemas com hubs e docks de outras marcas após atualizações. O problema chegou até mesmo a danificar alguns computadores.

Safari ganha passkeys para substituir senhas

O bloqueio automático de acessórios conectados via USB-C não é a única novidade de segurança do macOS 13 Ventura.

O Safari, navegador padrão do sistema, contará com um recurso chamado “passkeys”. Elas substituem as senhas e basicamente transformam o computador em um token. Assim, é só confirmar sua identidade via Touch ID ou Face ID para fazer login em sites e serviços.

A versão beta do macOS Ventura para desenvolvedores foi liberada nesta segunda-feira (6). Já os testes com o público geral devem começar em julho. A expectativa é que o sistema esteja liberado para todas as máquinas compatíveis em outubro de 2022.

Com informações: 9to5Mac.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados