Microsoft libera por engano update do Windows 11 em PCs não compatíveis

Engano envolve versão Release Preview da atualização 22H2 para Windows 11; Microsoft reconhece e já investiga problema

Emerson Alecrim
Por
Logotipo do Windows 11

Não é novidade para ninguém: o Windows 11 não é compatível com PCs antigos. Mas, ao lançar a versão Release Preview da atualização 22H2 do sistema, a Microsoft liberou esse mesmo pacote para máquinas com o Windows 10. Mas é bom não se animar: foi um erro. Um erro sério.

A versão Release Preview, identificada como build 22621, consiste na última etapa antes de a atualização 22H2 ser liberada para o Windows 11. A disponibilização do pacote foi feita nesta semana para participantes do programa de testes Windows Insider.

Mas alguns desses participantes relataram nas redes sociais e no Reddit que o pacote apareceu para eles em computadores que rodam o Windows 10. Essa versão do sistema operacional vai ser suportada pela Microsoft até 2025, razão pela qual continua recebendo atualizações. Só que o pacote 22H2 do Windows 11 não faz parte delas, obviamente.

Logo ficou claro para esses usuários que houve um erro, até porque o update apareceu para máquinas cujo hardware não atende aos requisitos do Windows 11.

Como exemplo, no Reddit, o usuário AceRimmer412 relatou que o pacote apareceu em um PC com processador Core i5-7200U, de sétima geração. Porém, com relação aos modelos da Intel, o Windows 11 requer um chip de oitava geração ou superior.

Até é possível forçar a instalação do Windows 11 em computadores com hardware não compatível, mas não desse jeito. É por isso que, em resposta a uma usuária no Twitter, a Microsoft não hesitou em reconhecer o problema: “é um bug e a equipe responsável está investigando isso. Obrigado por nos notificar”.

Aparentemente, a atualização foi liberada para um número restrito de usuários. É claro que a instalação não é recomendada, mas, para aqueles que o fizeram, a dica é desfazer o procedimento nas configurações do sistema operacional.

Atualização 22H2 apareceu para PC com Windows 10 (imagem: Twitter/Barb Bowman)
Atualização 22H2 apareceu para PC com Windows 10 (imagem: Twitter/Barb Bowman)

O Windows 11 22H2

O pacote 22H2 (Sun Valley 2) do Windows 11 é um conjunto de atualizações que corrige falhas no sistema e, sobretudo, aprimora alguns de seus recursos.

Um exemplo é o Gerenciador de Tarefas, que recebeu ajustes de legibilidade e um modo de eficiência. Outro é o retorno da função de soltar e arrastar na Barra de Tarefas.

Como já ficou claro, o pacote entrou recentemente no canal Release Preview do programa Windows Insider. Essa é a última etapa antes de atualização ser liberada para todos os usuários do Windows 11. A expectativa é a de que isso aconteça até setembro deste ano.

Com informações: Neowin.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados