Google usa música de Drake para provocar Apple sobre falta de RCS no iPhone

Google vem tentando convencer Apple a adotar RCS (evolução do SMS) no iMessage e usou nova música de Drake na mais recente investida

Emerson Alecrim
Por
iMessage (imagem: Rodnae Productions/Pexels)

Na última sexta-feira (17), Drake lançou Honestly, Nevermind, seu sétimo álbum de estúdio. O que ninguém esperava é que uma das novas faixas serviria de base para o Google mandar um “recado” à Apple. O objetivo: convencer a turma de Cupertino a adotar as mensagens RCS (sucessoras do SMS) de uma vez por todas no iPhone.

  • Como desativar recibos de leitura no iMessage do iPhone
  • Como salvar as mensagens de áudio do iMessage no iPhone

No dia seguinte ao lançamento do álbum, a conta oficial do Android no Twitter publicou uma mensagem com os seguintes dizeres (em tradução livre): “#TextsGoGreen nos pegou de um jeito diferente, é por isso que tivemos que lançar esta explicação não oficial da letra”.

O vídeo que acompanha o tweet diz o seguinte (novamente, em tradução livre):

A equipe do Android pensa que a nova música de Drake, “Text Go Green (textos ficam verdes)” é um verdadeiro baque. Ela se refere ao fenômeno de quando um usuário de iPhone é bloqueado. Ou tenta enviar mensagem a alguém que não tem um iPhone.

De qualquer forma, isso é complicado. Apenas uma equipe de engenharia supertalentosa da Apple pode lidar com isso. Porque esse é um problema que só a Apple pode resolver. Eles têm que adotar o RCS, na verdade. Isso tornaria as mensagens de texto mais seguras também. Apenas dizendo. Grande som, aliás!

Para quem não entendeu, vamos ao contexto

No iPhone, o iMessage faz uma mensagem aparecer em um balão verde quando a conversa é feita com alguém via SMS/MMS (geralmente, essa pessoa usa um celular com Android).

O balão verde também aparece quando o destinatário bloqueia o emissor da mensagem. Aparentemente, a música de Drake brinca justamente com isso. O Google aproveitou a referência para dizer que, se a Apple aderir ao RCS, os balões verdes não aparecerão mais em conversas com usuários de Android.

iMessage à esquerda, SMS à direta (imagem: reprodução/Apple)
iMessage à esquerda, SMS à direta (imagem: reprodução/Apple)

O que o RCS tem de diferente?

O RCS é uma evolução do SMS, por assim dizer, mas vai além das mensagens de texto. O padrão suporta vídeos, imagens, chat em grupo, entre outros recursos.

Mas oferecer funcionalidades melhoradas é só uma parte da equação. Para ser realmente vantajoso, o RCS precisa ser suportado por operadoras de telefonia e, claro, fabricantes de dispositivos móveis. É aqui que os problemas começam.

No Android, o suporte a RCS já existe. Agora, o Google tenta convencer a Apple a colocar o padrão no lugar do protocolo original do iMessage. Com isso, haveria uma equivalência de funcionalidades de mensagens em ambas as plataformas, incluindo criptografia ponta a ponta e indicativos de leitura.

Seria ótimo se a Apple cedesse aos apelos do Google. Mas é pouco provável que isso aconteça. O iMessage não é muito popular no Brasil, mas é bastante usado em outros países, com grande destaque para os Estados Unidos. A Apple dificilmente abrirá mão dessa hegemonia, não por vontade própria.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados