Modo reparo nos Samsung Galaxy impede assistência técnica de ver seus nudes

Recurso de segurança impede que o técnico responsável pelo reparo tenha acesso aos arquivos pessoais do proprietário, como fotos, vídeos e mensagens

Wagner Pedro
Por
Assistência técnica (Imagem: Kilian Seiler/Unsplash)

Ao deixar o celular em uma assistência técnica, muitas pessoas se preocupam com a privacidade das suas fotos e vídeos. Pensando nisso, a Samsung anunciou o Modo de Reparo, que libera para o técnico apenas o necessário para realizar o trabalho no aparelho, evitando o acesso indevido a arquivos pessoais do proprietário. A novidade está sendo disponibilizada aos modelos da linha Galaxy S21 na Coreia do Sul.

O Modo de Reparo tem um funcionamento simples: ao ativar o recurso em “Configurações > Bateria e Cuidados com o Dispositivo”, o smartphone é reiniciado e, a partir deste momento, ninguém consegue ter acesso aos seus dados, incluindo fotos, mensagens, vídeos e contas, por exemplo.

Assim, quando o aparelho for entregue na assistência técnica para realizar o reparo necessário, o software estará limitado aos aplicativos padrões, impedindo que pessoas não autorizadas vejam seus nudes arquivos pessoais.

Para desativar o recurso, o proprietário deve reiniciar o dispositivo e realizar o desbloqueio com a digital ou senha cadastrada. Feito isso, todas as configurações voltam automaticamente e os arquivos usados durante o conserto são removidos.

Modo de Reparo (Imagem: Divulgação/Samsung)
Modo de Reparo (Imagem: Divulgação/Samsung)

O Modo de Reparo está sendo liberado via atualização de software aos modelos da linha Galaxy S21 na Coreia do Sul, mas a Samsung já confirmou que o recurso chegará em outros aparelhos no futuro, sem mencionar um prazo específico.

Apesar da novidade ser interessante, é provável que nem todos os reparos tenham suporte a esse modo de segurança da Samsung, especialmente aqueles que envolvem a troca de componentes importantes, como a placa-mãe, ou até atualizações de firmware.

Com informações: AndroidPolice e SamMobile.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados