ViraTexto é um chatbot de WhatsApp que converte áudios em texto

Ferramenta gratuita transcreve áudios no WhatsApp; ViraTexto converte mensagens de voz ao encaminhar as mídias para o chatbot

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 4 meses
Logotipo do WhatsApp
Chatbot gratuito transforma mensagens de voz em texto no WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Convenhamos: nem sempre é um bom momento para ouvir mensagens de voz no WhatsApp. Pensando nisso, a Take Blip anunciou, nesta terça-feira (30), o ViraTexto, um chatbot para transcrever os áudios recebidos no mensageiro. O recurso já está disponível aos usuários e pode ser utilizado gratuitamente no app de mensagens.

A nova ferramenta é uma solução para pessoas surdas, deficientes auditivos e quem recebe áudios longos, está ocupado ou está em algum lugar barulhento, por exemplo. Através dela, os usuários podem converter as mensagens de voz em texto. Em seguida, é só ler o conteúdo sem a necessidade de reproduzir a mídia.

A conversão é realizada de forma automática. Segundo Take Blip, “nenhuma pessoa precisa escutar os áudios durante o processo de transcrição”. A empresa ainda informa que todos os dados são criptografados, tratados de forma sigilosa e armazenados com segurança.

“Levamos a sério o cumprimento das legislações aplicáveis, a exemplo da LGPD”, disse Milton Stiilpen, diretor de pesquisa e inovação Take Blip. “Antes de utilizar o contato inteligente, o usuário tem acesso ao Termo de Uso, um documento com linguagem simples que contém todas as informações do tratamento dos dados.”

Usuários só precisam encaminhar o áudio ao chatbot para transcrevê-lo (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Usuários só precisam encaminhar o áudio ao chatbot para transcrevê-lo (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Como usar o ViraTexto no WhatsApp?

O uso da ferramenta é simples e gratuito. Primeiro, basta salvar o número (31) 97228-0540 na sua agenda e enviar um simples “Oi” ao contato. Depois, o usuário só precisa ler a política de privacidade e seguir as demais instruções informadas na conversa para ter acesso à ferramenta.

Ao finalizar o processo de configuração, você só precisa encaminhar os áudios recebidos ao chatbot. A transcrição aparecerá na sequência, com o conteúdo da mensagem de voz. Mas é importante alertar que a ferramenta só converte mídias de até 4 minutos.

Em nota à imprensa, a companhia afirmou que “não sabe por quanto tempo o recurso ficará disponível”. Mas espera-se que mais de 50 mil áudios sejam transcritos nas próximas semanas. “Cerca de 150 mil pessoas serão impactadas pelo ViraTexto”, afirmaram.

Telegram Premium possui função para transcrever mensagens de voz (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Telegram Premium possui função para transcrever mensagens de voz (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Telegram tem bot para transcrever áudios

A novidade da Take Blip é bem interessante. Assim que conheci a ferramenta, lembrei logo da dificuldade que tenho ao ouvir áudios no metrô quando estou sem fones de ouvido. O recurso, portanto, tem potencial para ajudar em inúmeras situações, especialmente quando alguém manda podcasts em formato de mensagens de voz.

Porém, a solução já existe no Telegram há muito tempo. Em 2017, o nosso editor Felipe Ventura até comentou que o WhatsApp deveria ter o recurso para transcrever mensagens de voz proporcionado pelos bots da plataforma. Entre eles, está o Transcriber Bot, que oferece suporte ao português do Brasil.

O Telegram também oferece o recurso de maneira nativa. A ferramenta, todavia, está limitada aos assinantes do Premiummodelo de assinatura liberado aos usuários em junho. Para assinar, as mensalidades começam em R$ 12,49 e variam de acordo com a plataforma.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados