GPUs da Nvidia ficam mais lentas no Windows 11, mas um patch já foi liberado

Falha atingiu usuários de placas de vídeo GeForce que atualizaram o computador para o Windows 11 22H2; Nvidia prepara solução

Bruno Gall De Blasi
Por
Nvidia T400 no ThinkStation P348 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Microsoft começou a distribuir o Windows 11 22H2, também conhecido como Sun Valley 2, na terça-feira (20). Mas nem todos tiveram sorte: de acordo com relatos espalhados pela internet, a atualização reduziu o desempenho de placas de vídeo da Nvidia. A boa notícia é que já há uma correção para dar fim à falha. 

Os casos foram reportados em redes sociais, como o Reddit. Conforme apontado por uma pessoa na terça-feira (20), depois que o computador recebeu o update, os jogos começaram a engasgar. Ainda segundo o usuário, o seu computador traz uma placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1070 Ti, AMD Ryzen 3600 e 16 GB de RAM.

“Tenho experimentado uma lentidão insana nos jogos. Meu uso de CPU em jogos caiu significativamente, em alguns de 80% para 5%”, relatou um usuário do Reddit nesta quarta-feira (21). “Acabei de voltar para a última atualização e minha experiência no jogo é muito melhor. Eu recomendaria esperar a correção antes de atualizar.”

O fórum da Microsoft reuniu outro depoimento. “Recebi a atualização 22H2 para o Windows 11 nesta manhã e meus jogos imediatamente começaram a ficar lentos”, disse um usuário. “Por que essa atualização do Windows 11 faria isso no meu novo PC para jogos de 6 semanas? Estou usando um Intel Core i7 e uma placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 3070 junto com 32 GB de RAM”.

Nvidia prepara solução para falha no Windows 11

Após as queixas, a Nvidia reconheceu o problema. No fórum da empresa, um representante afirmou na sexta-feira (23) que a atualização da Microsoft “adicionou novas ferramentas de depuração gráfica que são acionadas inadvertidamente e isso está levando alguns usuários a ver um desempenho inferior nos jogos”. Felizmente, a empresa já preparou uma solução para o problema.

Pelo Twitter, a Nvidia liberou a compilação beta do Nvidia GeForce Experience 3.26. O update, que já está disponível para download e é recomendável para quem já tem o Windows 11 22H2 no computador, ajuda a solucionar os problemas de performance no sistema. O link para download pode ser acessado pelo tweet da companhia.

Com informações: ArsTechnicaBleepingComputer e Windows Latest

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados