Instagram vai lançar perfis comunitários para qualquer um poder participar

Novo recurso da plataforma já está em fase de testes e pretende criar comunidades na plataforma, através do compartilhamento de imagens e vídeos

Paula Alves
Por
Logotipo do Instagram

As novidades lançadas pelo Instagram não param. Desta vez, a plataforma confirmou que está trabalhando para implementar perfis comunitários no aplicativo. Já liberado para testes entre alguns usuários, eles funcionam como espaços públicos da plataforma, criados em torno de um assunto em comum, onde qualquer usuário pode ingressar e fazer uma postagem.

Disponível até o momento apenas para usuários selecionados do Canadá, a novidade foi confirmada por um porta-voz da Meta ao Business Insider. Rumores sobre o novo recurso, no entanto, já haviam surgido no começo do ano, quando o engenheiro reverso Alessandro Paluzzi divulgou prints da ferramenta em sua conta do Twitter.

Nas imagens postadas por Paluzzi, já era possível entender a funcionalidade do mecanismo, que permite que qualquer usuário crie um perfil comunitário na plataforma, escolhendo um username, nome e foto para o espaço.

A ideia é que o local funcione como ponto de encontro para postagens de um tema em comum, de maneira que qualquer usuário possa se juntar ao perfil e publicar Stories e conteúdos em seu feed. Algo bastante parecido com a seção Grupos do Facebook.

Os administradores do espaço podem escolher aprovar a entrada de membros, bem como as postagens que serão feitas. E, se desejarem, podem ainda tornar o perfil privado, já que por padrão tudo o que é publicado no local se torna público.

Instagram tenta conectar seus usuários

O Instagram parece mesmo determinado a conectar cada vez mais seus membros.

Além dos perfis comunitários, que abrem espaço para que usuários criem comunidades em torno de um determinado assunto, através do compartilhamento de imagens e vídeos, indícios apontam que a rede social também pretende criar espaços de conexão através de mensagens.

Recentemente, Paluzzi trouxe imagens para sua conta do Twitter que mostram que o Instagram se prepara para lançar bate-papos públicos na plataforma.

Iguais a tantos outros fóruns e chats que vemos pela internet, o recurso permite que qualquer pessoa crie um espaço de conversa acessível para outros usuários. Moderados por seus administradores, os locais devem se manter respeitosos e cordiais, seguindo algumas regras estabelecidas pela rede social.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados