Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra vão receber One UI 5 com Android 13 em outubro

One UI 5 terá ajustes para personalizar a tela de bloqueio e outras instâncias da interface; interface da Samsung ficará mais inteligente

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung revela quando One UI 5 será levada a seus celulares, a começar pelo Galaxy S22 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Falta pouco para a Samsung lançar a One UI 5 aos seus produtos. Nesta quarta-feira (12), a marca sul-coreana afirmou que pretende liberar a atualização baseada no Android 13 aos seus usuários ainda em outubro. O update será liberado primeiro ao Galaxy S22, incluindo as variantes da linha de celulares com Snapdragon 8 Gen 1.

O anúncio foi feito durante a Samsung Developer Conference 2022. Na ocasião, além de apresentar as novidades da One UI 5, a fabricante afirmou que está “trabalhando duro” para levar a nova versão aos seus usuários nas próximas semanas. A previsão é de que a atualização chegue aos usuários até o fim de outubro de 2022.

A marca ainda informou quais serão os primeiros celulares a receber o update. No caso, a Samsung pretende disponibilizar a sucessora da One UI 4, que será baseada no Android 13, primeiro ao Galaxy S22. A expectativa é de que a nova versão também dê as caras no Galaxy S22+ e Galaxy S22 Ultra, os modelos mais avançados de 2022.

One UI 5 chegará aos usuários em outubro (Imagem: Reprodução/Samsung)
One UI 5 chegará aos usuários em outubro (Imagem: Reprodução/Samsung)

Atualização chegará aos demais modelos na sequência

A Samsung não chegou a falar dos demais aparelhos. Mas, seguindo os moldes do ano passado, espera-se que os dobráveis Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Flip 4 sejam os próximos. A sequência deve ser dada aos modelos mais avançados de outros anos, como a linha Galaxy S21, S20 e até mesmo ao Galaxy A53, um trunfo para a linha de intermediários Galaxy A.

Apesar do anúncio, isto não significa necessariamente que a atualização chegará ao Brasil em outubro. Isto porque, em 2021, a Samsung liberou a One UI 4 ao Galaxy S21 em novembro, mas a atualização só chegou aos usuários brasileiros em dezembro. Em outras palavras: é possível que a novidade só chegue às unidades nacionais com Snapdragon 8 Gen 1 a partir de novembro, e não outubro.

One UI 5 vai ampliar os ajustes da tela de bloqueio (Imagem: Reprodução/Samsung)
One UI 5 vai ampliar os ajustes da tela de bloqueio (Imagem: Reprodução/Samsung)

O que há novo na One UI 5 com Android 13?

A Samsung aproveitou a conferência para desenvolvedores para revelar os destaques da One UI 5. Entre elas, está a vasta quantidade de opções para personalizar a interface, como os ajustes para modificar a tela de bloqueio. O esquema de cores dos ícones, botões e afins também poderá ser modificado, seguindo os moldes do Material You revelado ainda no Android 12.

A interface ainda vai ganhar conjuntos de widgets, assim como no iPhone. Além disso, para facilitar o acesso, a Samsung vai unificar os ajustes de segurança e privacidade nas configurações do sistema operacional. A multitarefa também vai ficar melhor em celulares dobráveis, como o Galaxy Z Fold 4, e tablets, na One UI 5.

One UI 5 traz modos para ajustar ações do celular automaticamente (Imagem: Reprodução/Samsung)
One UI 5 traz modos para ajustar ações do celular automaticamente (Imagem: Reprodução/Samsung)

Update vai trazer atalhos para automatizar ações

O sistema ficará mais inteligente. Além dos atalhos para automatizar ações, a atualização vai oferecer modos para alterar o funcionamento do celular. Assim, é possível acionar o Modo Relax, por exemplo, para reduzir o incômodo em momentos de descanso, leitura ou até mesmo ao jogar no seu smartphone da Samsung.

“Com o novo recurso Bixby Text Call, o Bixby Voice atenderá as chamadas em seu nome e compartilhará as mensagens digitadas com o chamador, falando em voz alta como se você tivesse atendido”, anunciaram. “O One UI 5 também apresenta novas soluções diárias de saúde para ajudar a acompanhar a saúde e o bem-estar em um só lugar.”

O update ainda vai contar com outras novidades do Android 13.

Com informações: Samsung (YouTube e Newsroom)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados