Samsung libera atualização do Expert RAW para fazer fotos das estrelas

Recurso também é capaz de desenhar constelações e outros corpos celestes na fotografia; por ora, atualização está disponível apenas para a família S22

Yan Avelino
Por
Galaxy S22 Ultra 5G (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Nesta quarta-feira (26), a Samsung liberou uma atualização, inicialmente disponível apenas para os Galaxy S22, S22 Plus e S22 Ultra, para o aplicativo Expert RAW. Além disso, a empresa também lançou um novo aplicativo, chamado Camera Assistant, que oferece um controle manual sobre alguns recursos automáticos da câmera.

O grande destaque da nova versão do Expert RAW, sem dúvida, está no novo modo Astrofotografia (Astrophoto). De acordo com a sul-coreana, ele foi desenvolvido para que os usuários fotografem o céu noturno, constelações e nebulosas.

De forma prática, a função captura imagens por alguns minutos e usa o processamento de vários quadros, que leva em consideração os movimentos dos objetos celestes.

E não apenas isso: o app também desenha constelações e outros corpos — assim, você pode tirar uma foto e visualizar Andrômeda, por exemplo, ainda que não saiba onde ela esteja posicionada.

Simulação de uma Astrofoto no Galaxy S22 Ultra (Imagem: Divulgação/Samsung)
Simulação de uma Astrofoto no Galaxy S22 Ultra (Imagem: Divulgação/Samsung)

Outra novidade é o modo de exposição múltipla. Ele, na verdade, permite tirar várias fotos e combiná-las com diferentes modos de sobreposição. Por aqui, contudo, o usuário terá um maior controle sobre sua fotografia, deixando que o usuário crie de forma livre.

Um recurso que também apareceu na atualização foi o Clean Preview para monitores HDMI. Dessa forma, quando conectado, o smartphone exibirá apenas a câmera, sem sem interface do usuário sobreposta na parte superior.

Por fim, agora, também será possível definir um tempo limite da câmera — recurso chamado de Camera Timeout. Com ele, o usuário pode escolher se o dispositivo deve ficar com o app aberto por 1, 2, 5 ou 10 minutos antes que a câmera entre no Modo Suspensão.

Camera Assistant oferece mais liberdade aos usuários

O Câmera Assistant é um novo app da Samsung para dar mais liberdade aos usuários quando eles forem capturar os momentos que desejarem.

Dentre os controles que agora podem ser alterados, está a opção de desabilitar a gravação de vídeos ao pressionar a opção do obturador no Modo Foto, tal como acontece no Instagram. Agora, também, os usuários poderão definir quantas imagens deverão ser capturadas ao usar o temporizador: uma, três, cinco ou sete.

Outras novidades dizem respeito à fotografia final capturada pela câmera. Com o novo recurso, o Assistant permite desativar o HDR automático e ainda é possível ativar uma opção para suavizar as fotos, caso você ache que suas fotografias estejam saindo com muita nitidez ao serem pós-processadas.

HDR automático agora pode ser desativado manualmente (Imagem: Divulgação/Samsung)
HDR automático agora pode ser desativado manualmente (Imagem: Divulgação/Samsung)

Além dessas funcionalidades, há também o Faster Shutter (em tradução livre, “Obturador Mais Rápido”). Como o seu próprio nome sugere, o recurso permite acelerar o tempo de disparo da captura. Assim, será possível tirar até sete fotos em apenas um segundo.

Outra novidade diz respeito à possibilidade de desabilitar a troca automática de lentes. Agora, o usuário terá uma maior liberdade para escolher qual lente quer usar para suas fotografias. Atualmente, o smartphone muda as câmeras usadas com base no zoom e na condição de luz que mais funcionam. Com o Assistant, a escolha será livre.

Segundo a Samsung, é possível baixar o Camera Assistant pela Galaxy Store. Depois de instalado, basta iniciá-lo apertando no ícone do aplicativo, navegando até o app Good Lock ou acessando nos ajustes da câmera nativa.

Com informações: Samsung e Android Central

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Yan Avelino

Yan Avelino

Ex-autor

Yan Avelino é natural de Recife (PE) e estuda Jornalismo na UNINASSAU. Foi repórter do Portal Tracklist em 2020 e do MacMagazine, onde cobriu a WWDC em 2021. Também passou pela TV Guararapes, emissora afiliada à RecordTV em Pernambuco, atuando como produtor de reportagem da versão local do Cidade Alerta. No Tecnoblog, foi autor em 2022.

Relacionados