Bug no Instagram suspendeu contas de usuários nesta segunda-feira (31)

Usuários tiveram as contas suspensas repentinamente nesta segunda-feira (31); falha no Instagram impede o acesso à rede social

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 6 meses
Instagram
Instagram enfrenta bug que impede o acesso à conta nesta segunda-feira (31) (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A semana não começou muito bem para o Instagram. Nesta segunda-feira (31), diversos usuários estão relatando que suas contas foram suspensas repentinamente, ao receber o aviso “Suspendemos sua conta em 31 de outubro de 2022”. A falha que impede o acesso à rede social da Meta afeta perfis do Brasil e de outros países.

Os relatos de contas do Instagram bloqueadas tiveram início na manhã de segunda-feira (31). Segundo o Down Detector, as queixas começaram a surgir por volta de 10h e continuaram em alta depois das 11h. Em geral, as reclamações nos comentários da plataforma estão relacionados à suspensão de perfis dos usuários.

Usuários reportam falha do Instagram no Down Detector (Imagem: Reprodução/Down Detector)
Usuários reportam falha do Instagram no Down Detector (Imagem: Reprodução/Down Detector)

O mapa de calor da plataforma também aponta queixas em várias partes do Brasil. Boa parte das reclamações se encontram em cidades mais ao sul do país, como Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Mas também há queixas em Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).

Incidente afeta várias partes do Brasil (Imagem: Reprodução/Down Detector)
Incidente afeta várias partes do Brasil (Imagem: Reprodução/Down Detector)

Usuários se queixam de falha que suspendeu contas

Os relatos sobre o incidente também se concentram em outras redes sociais, como o Twitter. Por volta das 10h40, uma pessoa informou que sua conta pessoal foi suspensa repentinamente. “O Instagram bloqueando várias contas nessa segunda-feira 😩”, relatou uma usuária.

“E o Instagram que suspendeu minha conta?”, tweetou mais uma pessoa por volta de 11h14. “O Instagram desativou minha conta e eu tô?”, publicou outro usuário do Twitter às 11h23. Há também quem relate que está perdendo seguidores devido à falha.

“Que bug é esse?”, relatou mais uma pessoa pelo Twitter às 11h15. “Quase surtei achando que meu Instagram tinha sido hackeado“. “O Instagram tá bugado”, afirmou outro usuário.

Nos relatos, os usuários informaram que não fizeram publicações que violassem as diretrizes do Instagram. “Eu não postei nada de política no meu Instagram e me mandaram isso”, relatou uma pessoa ao falar sobre o aviso de bloqueio de conta da rede social. A falha também está atingindo usuários de outros países, como a Índia.

Os usuários também não conseguem recuperar a conta do Instagram desativada pelo bug. Em uma tentativa reportada no Twitter, o aplicativo da rede social de fotos e vídeos retornou uma tela preta ao iniciar o procedimento. Por ora, não há solução reconhecida para a falha que suspendeu os perfis da plataforma.

O que diz o Instagram?

Ao Tecnoblog, o Instagram informou que a falha já foi resolvida. Confira o posicionamento na íntegra a seguir:

“Hoje mais cedo, um bug fez com que algumas pessoas tivessem dificuldade para acessar suas contas no Instagram. Isso fez com que um pequeno número de contas notassem uma mudança temporária na quantidade de pessoas que as seguiam. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os impactados e pedimos desculpas pelo inconveniente”, explicou um porta-voz da Meta.

Atualizado em 1º de novembro de 2022, às 9h20, com o novo posicionamento da Meta para informar que o problema foi solucionado.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados