Android 14 pode ter suporte a NTFS para mídias externas gravadas no Windows

Google prepara o Android para ler e escrever arquivos em partições formatadas em NTFS; Android 14 deve ser lançado em 2023

Bruno Gall De Blasi
Por
Android
Android 14 pode trazer suporte nativo ao NTFS (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Android permite o uso de dispositivos de armazenamento externos. Este recurso, no entanto, não abrange todos os formatos de arquivos, dificultando o uso de pendrives, HD externos e outras mídias com partições montadas em NTFS. Felizmente, esta realidade deve chegar ao fim no Android 14, que tende a oferecer suporte nativo ao padrão do Windows.

A boa notícia atende principalmente quem utiliza computadores com Windows. Afinal, para instalar o software da Microsoft, é preciso utilizar o padrão NTFS no SSD ou HD. Mas, apesar de ser um dos formatos mais conhecidos do mercado, nem todos os sistemas operacionais oferecem compatibilidade completa.

É o caso do Android. Você até pode até conectar um HD externo no seu celular pela porta USB-C, por exemplo. Mas, caso o dispositivo tenha sido formatado em NTFS, o smartphone não vai conseguir ler a mídia adequadamente devido ao padrão utilizado, ao contrário das partições em FAT32. 

Felizmente, isto pode mudar no Android 14.

Google atualiza código do Android para oferecer suporte ao NTFS (Imagem: Reprodução/Mishaal Rahman/Mastodon)
Google atualiza código do Android para oferecer suporte ao NTFS (Imagem: Reprodução/Mishaal Rahman/Mastodon)

Android 14 pode trazer suporte ao NTFS

As mudanças começaram a surgir em agosto. Nesta época, Mishaal Rahman, do Esper, informou pelo Twitter que o Android 13 passou a suportar partições em exFAT, outro formato que era desejado pela comunidade de usuários há bastante tempo. Para isto, era preciso ter um celular com o Linux a partir da versão 5.10. 

Apesar disso, a versão do sistema operacional liberada neste ano não garantiu o suporte ao NTFS. Felizmente, a gigante das buscas começou a agir: segundo Rahman em seu perfil do Mastodon nesta sexta-feira, o Google adicionou a política SELinux para ntfsfix, um utilitário para corrigir alguns problemas comuns de NTFS

“Ainda precisaremos de uma implementação NTFS funcional e atualizações para vold (daemon de volume do Android) para montar unidades NTFS”, explicou. “Mas a existência desse patch sugere que eles também podem estar trabalhando para adicionar isso.”

A atualização no código-fonte do sistema do Google pode trazer novidades aos usuários no futuro. “Espero que os dispositivos Android com kernels GKI android13-5.15 e mais recentes executando o Android 14 suportem a montagem de unidades NTFS (supondo que o restante do trabalho seja feito para dar suporte a isso)”, disse Rahman.

Android 13 ganhou suporte a partições em exFAT (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Android 13 ganhou suporte a partições em exFAT (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Linux 5.15 aprimorou o suporte ao NTFS

Essa melhoria chegaria com o auxílio das atualizações do Linux. No fim do ano passado, Linus Torvalds anunciou a versão 5.15 do kernel, que oferece mais agilidade ao acessar arquivos em partições em NTFS. Este avanço foi oferecido graças ao NTFS3, um driver desenvolvido pela Paragon Software. 

Outras novidades foram reveladas na época. Entre eles, está o suporte ao Apple M1, o processador para computadores da Apple baseado na arquitetura ARM. As placas de vídeo Intel Arc também se tornaram compatíveis com a versão do kernel revelada em novembro de 2021.

Com informações: Android Police e Mishaal Rahman (Mastodon)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados