Waze começa a ser integrado a carros sem exigir smartphone

Aplicativo de mapas não vai precisar de conexão com o celular via USB para funcionar; integração do Waze vai começar em carros da Renault

Bruno Gall De Blasi
Por
Waze ganha integração com carros da Renault (Imagem: Divulgação/Google)
Waze ganha integração com carros da Renault (Imagem: Divulgação/Google)

Você não vai precisar do seu celular para usar o Waze no carro. O Google anunciou, nesta terça-feira (6), uma integração entre a plataforma e os sistemas de navegação de automóveis através de um novo aplicativo, começando com modelos da Renault. A solução permite o uso do mapa mesmo quando não há conexão com o smartphone.

A aproximação é fruto de um novo aplicativo do Waze para veículos compatíveis. 

Através dele, os usuários não precisarão ligar o telefone ao veículo pela porta USB e afins para acessar os mapas. Basta fazer a instalação do aplicativo e acioná-lo no painel.

“Uma experiência sem fio integrada, incorporada ao sistema de infoentretenimento do carro e implantada em carros com o Google integrado”, anunciaram. “O novo aplicativo Waze dedicado para carros traz o melhor da navegação em tempo real do Waze, roteamento e alertas apresentados diretamente na tela do carro.”

A empresa só não explicou como funciona a conexão com a plataforma quando o celular está desconectado do carro. Possivelmente, o Waze deve funcionar offline com mapas baixados diretamente no sistema do carro.

Por outro lado, parece que o aplicativo é mais completo do que a solução oferecida pelo Android Auto.

Waze para Android
Waze para Android (Imagem: Tecnoblog)

Integração do Waze começa em carros da Renault

Mesmo com a estreia, não são todos os usuários que terão acesso à novidade. 

Para começar, o serviço estará disponível apenas em veículos com o sistema do Google. Além disso, apenas dois modelos da Europa terão acesso à novidade neste primeiro momento:

  • Renault Austral Hybrid;
  • Renault Megane E-Tech.

No comunicado à imprensa, o diretor de marketing e parcerias da Waze, Aron Di Castro, informou que o Google pretende levar a experiência a mais usuários em 2023. 

Esta expansão pode acontecer em outras regiões, sem se limitar à Europa.

Mas, se você possui um desses carros e vive na Europa, o Google de os caminhos para instalar o novo app: é só baixar o Waze for OpenR pela Google Play do carro ou pelo app My Renault. 

App é compatível Android Auto e Apple CarPlay

Os usuários de outros países e demais modelos também podem utilizar o aplicativo sem a integração. Segundo uma página de suporte do Google sobre o Android Auto, ao conectar o celular com um cabo USB, o Waze mostra uma versão mais limitada do app focada em navegação.

“É possível navegar pela pesquisa ou por comandos de voz, mas não é possível atualizar configurações, adicionar ou modificar Lugares salvos, enviar relatórios por comando de voz ou usar recursos sociais, incluindo conversar com Wazers na via, compartilhar seu percurso ou local etc”, explicaram.

O app de mapas também pode ser usado no Apple CarPlay.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados