Lixeira derrete plástico na sua casa para facilitar reciclagem

Futuro lançamento da Clear Drop, dispositivo compacta sacolas plásticas e outros itens plásticos para otimizar o processo de reciclagem

Bruno Gall De Blasi
Por
Clear Drop SPC (Imagem: Reprodução/YouTube)
Clear Drop SPC (Imagem: Reprodução/YouTube)

Com os riscos de aquecimento do planeta, a reciclagem se torna uma rotina além de necessária. Este processo, no entanto, não é tão simples e requer alguns cuidados extras até mesmo após o descarte. Pensando nisso, a Clear Drop anunciou uma lixeira que derrete e compacta sacolas e outros materiais de plástico para impedir a interrupção das usinas de gerenciamento de resíduos. 

A Clear Drop SPC (Soft Plastic Compactor) chega para resolver um problema que afeta todos os países. 

Para se ter ideia, só o Brasil gerou 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, segundo um levantamento da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

Isto equivale, em média, a 224 mil toneladas diariamente. Se for levar a população em consideração, a proporção seria de 1,043 kg de resíduos por dia.

Mas este não é o único problema. Segundo a Clear Drop, as fábricas de gerenciamento de resíduos sofrem com embalagens e sacos plásticos soltos que obstruem os equipamentos. 

E é aqui que entra o compactador Clear Drop SPC.

Através dele, os usuários conseguem transformar os resíduos guardados na lixeira em uma espécie de “tijolo”, facilitando tanto transporte quanto o manuseio do material no processo de reciclagem.

“O ‘tijolo’ de plástico macio compactado pode ser convenientemente adicionado à sua lixeira (conforme permitido localmente) ou deixado em uma instalação de reciclagem, onde é facilmente desmontado pelo equipamento de trituração da instalação e, em seguida, utilizado no processo regular de reciclagem de plástico”, explicaram.

Clear Drop SPC (Imagem: Reprodução/YouTube)
Clear Drop SPC (Imagem: Reprodução/YouTube)

Como funciona a Clear Drop SPC?

Com poucos botões, o dispositivo oferece um visual minimalista e até mesmo discreto. Mas o descarte do plástico não é feito através de uma alavanca para você pisar e abrir a tampa.

Na parte superior, há um orifício para drenar o material para o interior da lixeira.

Após a inserção de todo resíduos que será descartado, o compactador começa a trabalhar. O processo, que aquece o plástico, transforma o material em uma espécie de “tijolo”, mantendo tudo em uma única unidade. 

Depois, você só precisa retirá-lo de dentro do compactador e levá-lo para uma lixeira para plásticos recicláveis normalmente, por exemplo.

Segundo a fabricante, o equipamento “não libera nenhum produto químico tóxico no meio ambiente e é eficiente em termos de tempo e de baixo custo para os consumidores”.

Lixeira será apresentada na CES 2023

O lançamento pode ajudar a reduzir os 6,3 bilhões de plásticos macios espalhados pelo mundo. Mas, por enquanto, será preciso esperar, pois a Clear Drop SPC será revelada integralmente apenas em janeiro, na CES 2023.

Durante o evento, a empresa também vai apresentar a Clear Drop OC, um coletor de resíduos orgânicos. Assim, será possível compactar o lixo sem liberar nenhuma substância prejudicial ao meio ambiente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados